O sistema de gestão ambiental como estratégia da Educação Ambiental no Senac de São José dos Campos (SP)

Autores

  • Marcos Camargo de Aguiar Universidade Brasil
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Cristina Veloso de Castro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2561

Palavras-chave:

Preservação Ambiental, Prática Pedagógica, Conscientização.

Resumo

O presente trabalho busca promover a discussão sobre a possibilidade de o sistema de gestão ambiental ser integrado na dinâmica escolar como estratégia da Educação Ambiental no SENAC São José dos campos/SP. Para isso, são abordadas as características, princípios e formas de implantação do sistema de gestão ambiental com vistas à sustentabilidade, de modo a articulá-lo à atividade educacional. Foi realizada uma pesquisa documental e questionários com o objetivo de se obter a representação social dos professores e alunos da escola, sobre a integração do sistema de gestão ambiental com a prática educacional. Nesse contexto, uma preocupação essencial é como as práticas de gestão ambiental podem promover a reflexão e conscientização de todos os envolvidos, integrando-se no sistema de ensino das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Camargo de Aguiar, Universidade Brasil

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Uni Santana de São Paulo (2000), especialização em Gestão de logística e Marketing pela FAAP (2009 e 2014) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Professor do SENAC de São José dos Campos/SP. Professor acadêmico da Universidade Anhanguera campus São José dos Campos/SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Na área de Ciências Ambientais, práticas curriculares de logística e marketing.

Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1990), graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do curso de graduação Pedagogia da Universidade Brasil. Integra o grupo de pesquisa da Cátedra Paulo Freire/PUCSP, coordenado pela Profª Drª Ana Maria Saul. É membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, gestão democrática, currículo crítico-emancipatório,ciclos de aprendizagem e avaliação. Na área de Ciências Ambientais pesquisa conceitos de políticas públicas, práticas curriculares, educação e gestão ambiental em Estados e Municípios.

Downloads

Publicado

30-03-2019

Como Citar

Aguiar, M. C. de, Aguiar, D. R. da C., & Castro, C. V. de. (2019). O sistema de gestão ambiental como estratégia da Educação Ambiental no Senac de São José dos Campos (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 132–148. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2561

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-02-24
Aceito: 2018-12-27
Publicado: 2019-03-30