A Práxis Pedagógica no ensino da Educação Ambiental Crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional (TO)

  • Márcia Dall'Agnol INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PORTO NACIONAL
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Práxis Pedagógica, Conhecimento e Participação.

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa, realizada em 2017, com professores do 5º ano, da rede pública municipal de ensino da zona urbana do município de Porto Nacional – TO. O objetivo deste trabalho foi investigar a práxis pedagógica, em uma perspectiva crítico emancipatória, com a temática Educação Ambiental, no 5º ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede pública municipal da zona urbana de Porto Nacional/TO. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório de abordagem qualitativa, sendo utilizado para a coleta de dados o questionário e a observação participante. Com o estudo concluiu-se que é possível um processo ensino/aprendizagem com uma práxis pedagógica que possibilite a refletir criticamente e problematizar a realidade local, no sentido de transformar o conhecimento em ações concretas, de forma coletiva.

Biografia do Autor

Márcia Dall'Agnol, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PORTO NACIONAL
Graduada em Educação Artística: artes plásticas. Especialista em história da arte. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Professora de arte no IFTO.
Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil
Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais.
Publicado
2018-12-30
Como Citar
Dall’Agnol, M., & Aguiar, D. R. da C. (2018). A Práxis Pedagógica no ensino da Educação Ambiental Crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional (TO). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 126-144. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2559
Seção
Relatos de Experiências

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##