A Práxis Pedagógica no ensino da Educação Ambiental Crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional (TO)

Autores

  • Márcia Dall'Agnol INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PORTO NACIONAL
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2559

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Práxis Pedagógica, Conhecimento e Participação.

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa, realizada em 2017, com professores do 5º ano, da rede pública municipal de ensino da zona urbana do município de Porto Nacional – TO. O objetivo deste trabalho foi investigar a práxis pedagógica, em uma perspectiva crítico emancipatória, com a temática Educação Ambiental, no 5º ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede pública municipal da zona urbana de Porto Nacional/TO. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório de abordagem qualitativa, sendo utilizado para a coleta de dados o questionário e a observação participante. Com o estudo concluiu-se que é possível um processo ensino/aprendizagem com uma práxis pedagógica que possibilite a refletir criticamente e problematizar a realidade local, no sentido de transformar o conhecimento em ações concretas, de forma coletiva.

Biografia do Autor

  • Márcia Dall'Agnol, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PORTO NACIONAL
    Graduada em Educação Artística: artes plásticas. Especialista em história da arte. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Professora de arte no IFTO.
  • Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil
    Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ciências Ambientais.

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

DALL'AGNOL, Márcia; AGUIAR, Denise Regina da Costa. A Práxis Pedagógica no ensino da Educação Ambiental Crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional (TO). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 126–144, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2559. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2559. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-02-22
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30