Comunidade, meio ambiente e etnociência: saberes locais na conservação dos recursos naturais

  • Eduardo Beltrão de Lucena Córdula PRODEMA-CCEN/UFPB.
  • Glória Cristina Cornélio do Nascimento PRODEMA-CCEN/UFPB
  • Reinaldo Paiva Farias de Lucena PRODEMA-CCEN/UFPB
Palavras-chave: Meio Ambiente, Etnociência, Etnobiologia, Ser Humano, Educação

Resumo

Na busca de uma mudança da percepção e ações da população humana sobre o planeta e o ambiente natural, o conhecimento transgeracional das Comunidades Locais podem restaurar e transformar os saberes e práticas da sociedade para com o meio ambiente, fortalecendo vínculos para a gênese de uma Etnoconservação, que poderá se refletir ao longo do tempo no sistema sócio-político e econômico. Objetivando contribuir para o processo de discussão à cerca da relação ser humano e meio ambiente, com foco do local para o global, este artigo contribui com a etnociência, revelando sua importância para inserção destes saberes no sistema educacional, em todos os níveis de ensino, para que estas e as futuras gerações possam discutir e desenvolver a sustentabilidade na manutenção do patrimônio natural.

Biografia do Autor

Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, PRODEMA-CCEN/UFPB.
Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA-CCEN/UFPB; Licenciado em Biologia.
Glória Cristina Cornélio do Nascimento, PRODEMA-CCEN/UFPB
Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA-CCEN/UFPB; Licenciada em Biologia.
Reinaldo Paiva Farias de Lucena, PRODEMA-CCEN/UFPB
Mestre e Doutor em Botânica-UFRPE; Professor PRODEMA-CCEN/UFPB.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
Córdula, E. B. de L., Nascimento, G. C. C. do, & Lucena, R. P. F. de. (2018). Comunidade, meio ambiente e etnociência: saberes locais na conservação dos recursos naturais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 85-103. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2551
Seção
Artigos