A formação do Caminhoneiro Vigilante Ambiental em Foz do Iguaçu (PR)

Autores

  • Daniela Savi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Emerson Ferreira da Silva Instituto Federal do Paraná
  • Julie Mathilda Semiguem Pavinato Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dirceu Basso Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2550

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, Projeto Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente.

Resumo

Este estudo buscou analisar a Educação Ambiental (EA) no contexto do ensino profissional a partir da experiência com o Projeto Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente do SEST/SENAT - Unidade de Foz do Iguaçu/PR. Esse projeto promove a Educação Ambiental e ecológica, preparando os profissionais atendidos para atuarem como mensageiros das boas práticas ambientais para a conservação do meio ambiente. Verificou-se que o projeto analisado constitui uma importante ferramenta para os fins aos quais se propõe, ao disseminar conhecimentos de EA para um público que, em função das especificidades da profissão, tem dificuldades de acesso a esse tipo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Savi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Graduada em Administração pela União dos Cursos Superiores SEB (2011). De 2014 a 2015 atuou como bolsista da PROEX no projeto de extensão Bom Negócio Paraná - Unioeste, campus Foz do Iguaçu. Pós-graduanda em Gestão de Projetos pela UDC - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas e mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando na área de desenvolvimento territorial, meio ambiente e sustentabilidade.

Emerson Ferreira da Silva, Instituto Federal do Paraná

Atua como professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus avançado Quedas do Iguaçu- com dedicação exclusiva, onde realiza pesquisas de extensão aliadas a prática docente. É mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável - Unioeste Campus Marechal Cândido Rondon. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID (2012). Atuou como professor da educação básica por sete anos (2009-2015), ministrando a disciplina de Sociologia, na rede pública de ensino no estado do Paraná (SEED-PR), nos níveis médio regular e técnico-integrado

Julie Mathilda Semiguem Pavinato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável - Unioeste Campus Marechal Cândido Rondon . Especialista em Desenvolvimento Gerencial com Enfase em Marketing e Mercosul; Bacharel em Administração. Docente em Ensino Superior desde de 2003. Experiencia em Metodologia Cientifica e Orientação de TCC.

Dirceu Basso, Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1988); Especialista em Planejamento Municipal e Qualidade Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000); Mestrado (2003) e Doutorado (2013) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu-PR e membro do Conselho Editorial da Revista Orbis Latina: racionalidades, desenvolvimento & fronteiras. Estudos com ênfase em desenvolvimento rural, sobretudo agricultura familiar, racionalidades e cooperativismo.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Savi, D., Silva, E. F. da, Pavinato, J. M. S., & Basso, D. (2018). A formação do Caminhoneiro Vigilante Ambiental em Foz do Iguaçu (PR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 96–108. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2550

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-02-06
Aceito: 2018-08-20
Publicado: 2018-09-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)