Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2546

Palavras-chave:

Alimentação orgânica. Aprendizado significativo. Ferramentas educacionais.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar a horta escolar como material didático para a interdisciplinaridade em ciências, matemática, português e educação ambiental, no ensino fundamental II (6º e 7º ano) no Projeto de Assentamento Gleba Jacaré em Nova Ipixuna - PA. A metodologia utilizada foi a observativa, sistemática, direta, com caráter qualitativo Os dados obtidos para a horta escolar como material didático, para as atividades pedagógicas complementares (pesquisa de campo; elaboração de relatórios; discussões acerca da horta escolar e socialização do conhecimento e visitas técnicas), incrementou a assimilação do conteúdo dessas disciplinas, bem como indicaram que há necessidade de mitigar a rejeição dos vegetais na merenda escolar (63,2% - fundamental I; 38% - fundamental II).

Biografia do Autor

  • Fabiane Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Nova Ipixuna -Pará.
    Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia
  • Emmanuelle Pereira, Ymeris do Brasil
    Administradora do Comércio Exterior; Especialista em Logística Internacional.
  • Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará
    Biólogo Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas. Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental Mestre em Ciências Ambientais Departamento de Engenharia Ambiental Biologia Ambiental; microbiologia ambiental; educação ambiental; avaliação de impacto ambiental; ecossistemas aquáticos; recuperação de áreas degradadas.

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Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Fabiane; PEREIRA, Emmanuelle; JUNIOR, Antonio Pereira. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 10–31, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2546. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2018-02-04
Aprovado 2018-02-25
Publicado 2018-06-30