Arte regional de Mato Grosso do Sul: a Educação Ambiental e as aulas de arte

Autores

  • Alisquely Gonçalves de Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Rodrigues Layoun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2543

Palavras-chave:

Reaproveitamento de Materiais, Cultura Regional, Proposta Triangular.

Resumo

A arte pode estar articulada à Educação Ambiental, e inserida no currículo como tema transversal, a partir de atividades que proporcionem às crianças experiências com o reaproveitamento de materiais. Foi desenvolvido um projeto tendo como objetivo levar os alunos à reflexão sobre a reutilização de materiais, a redução de geração de resíduos em sala de aula e a valorização da paisagem regional de Mato Grosso do Sul, reconhecendo a Arte Regional a partir do estudo das obras do artista Isaac de Oliveira e da Arte Kadiwéu. A metodologia seguiu a proposta triangular de Ana Mae Barbosa. Os resultados apontaram a contribuição das atividades para a aprendizagem dos alunos nos conceitos de arte, do reconhecimento da arte regional e motivação para ações no ambiente.

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Biografia do Autor

Alisquely Gonçalves de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-graduada em Educação Ambiental em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Arte-Educadora pela Rede Municipal de Campo Grande/MS

Bárbara Rodrigues Layoun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda e Mestre em Ensino de Ciências área de concentração Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Barros, A. G. de, & Layoun, B. R. (2018). Arte regional de Mato Grosso do Sul: a Educação Ambiental e as aulas de arte. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 26–41. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2543

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-01-30
Aceito: 2018-07-03
Publicado: 2018-09-30