Arte regional de Mato Grosso do Sul: a Educação Ambiental e as aulas de arte

Autores

  • Alisquely Gonçalves de Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Rodrigues Layoun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2543

Palavras-chave:

Reaproveitamento de Materiais, Cultura Regional, Proposta Triangular.

Resumo

A arte pode estar articulada à Educação Ambiental, e inserida no currículo como tema transversal, a partir de atividades que proporcionem às crianças experiências com o reaproveitamento de materiais. Foi desenvolvido um projeto tendo como objetivo levar os alunos à reflexão sobre a reutilização de materiais, a redução de geração de resíduos em sala de aula e a valorização da paisagem regional de Mato Grosso do Sul, reconhecendo a Arte Regional a partir do estudo das obras do artista Isaac de Oliveira e da Arte Kadiwéu. A metodologia seguiu a proposta triangular de Ana Mae Barbosa. Os resultados apontaram a contribuição das atividades para a aprendizagem dos alunos nos conceitos de arte, do reconhecimento da arte regional e motivação para ações no ambiente.

Biografia do Autor

  • Alisquely Gonçalves de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Pós-graduada em Educação Ambiental em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Arte-Educadora pela Rede Municipal de Campo Grande/MS
  • Bárbara Rodrigues Layoun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutoranda e Mestre em Ensino de Ciências área de concentração Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BARROS, Alisquely Gonçalves de; LAYOUN, Bárbara Rodrigues. Arte regional de Mato Grosso do Sul: a Educação Ambiental e as aulas de arte. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 3, p. 26–41, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2543. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2543. Acesso em: 16 dez. 2025.
Recebido 2018-01-30
Aprovado 2018-07-03
Publicado 2018-09-30