A Política Nacional de Educação Ambiental e os saberes ambientais na construção do consumidor-cidadão

Autores

  • Naína Ariana Souza Tumelero Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Carolina Medeiros Bahia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2534

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Saberes ambientais, Cidadania, Consumidor-Cidadão

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a sua relação na racionalização dos “saberes ambientais” na construção do consumidor-cidadão. O estudo analisa a Política Nacional de Educação Ambiental, aprofundando o estudo da constitucionalização da educação ambiental e da Lei n. 9.795/99. A educação ambiental é tida como uma educação para a vida e uma forma de construir a racionalização dos “saberes ambientais”. Ao final, analisa-se a relação entre a educação ambiental e a construção de consumidores-cidadãos, enquanto cidadania baseada na consciência dos impactos do consumo no meio ambiente nesta, e nas próximas gerações. Ao final, aponta-se a necessidade de uma análise mais profunda entre cidadania e consumo, em que a liberdade e a racionalização das opções de compra, e a exigência quanto à qualidade do que se adquire, caracterizem-se como um novo tipo de consumidor, o denominado “consumidor-cidadão”, que não deixa de ser um “ecoconsumidor”, na medida em que se vê como parte do todo global.

Biografia do Autor

  • Naína Ariana Souza Tumelero, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
    Bacharela em Direito, mestranda em Direito.
  • Carolina Medeiros Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
    Doutora em Direito

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Publicado

30-03-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TUMELERO, Naína Ariana Souza; BAHIA, Carolina Medeiros. A Política Nacional de Educação Ambiental e os saberes ambientais na construção do consumidor-cidadão. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 124–139, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2534. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2534. Acesso em: 7 dez. 2025.
Recebido 2018-01-17
Aprovado 2018-03-22
Publicado 2018-03-30