Elaboração de roteiro para uma Trilha Interpretativa no Parque Natural Morro do Osso, Porto Alegre (RS)

Autores

  • Patrícia da Costa Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia - IFRS - Campus Porto Alegre.
  • Celson Roberto Canto-Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia - IFRS - Campus Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2532

Palavras-chave:

Interpretação Ambiental, Roteiro Interpretativo, Trilha Interpretativa, Educação Ambiental.

Resumo

A Educação Ambiental constitui-se numa importante estratégia para o planejamento, fortalecimento e gestão das unidades de conservação (UC). A despeito disso, no Brasil, a inserção das UCs como temática na Educação Ambiental formal e não formal ainda é limitada. Assim, iniciativas que busquem reverter esse panorama são fundamentais. Este trabalho teve como objetivo elaborar um roteiro para uma trilha interpretativa no Parque Natural Morro do Osso, localizado no município de Porto Alegre, RS. Para tal, foram utilizadas metodologias para a seleção e avaliação do potencial dos pontos interpretativos e para a elaboração de atividades. Foram estabelecidos seis pontos e propostas 12 atividades adaptadas ao público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Costa Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia - IFRS - Campus Porto Alegre.

Licenciada em Ciências da Natureza: biologia e química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia - IFRS - Campus Porto Alegre.

Celson Roberto Canto-Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia - IFRS - Campus Porto Alegre.

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Foi professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no período de 2004 a 2010 e atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Conservação da Biodiversidade atuando nos seguintes temas: Gestão do Uso Público em Unidades de Conservação, Ecoturismo e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Gonçalves, P. da C., & Canto-Silva, C. R. (2018). Elaboração de roteiro para uma Trilha Interpretativa no Parque Natural Morro do Osso, Porto Alegre (RS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 122–142. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2532

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-01-16
Aceito: 2018-07-23
Publicado: 2018-09-30