Educação Ambiental e metodologia da problematização aplicadas aos problemas urbanos de Criciúma (SC)

Autores

  • Amanda Bellettini Munari Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Glaucia Cardoso de Souza-Dal Bó Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Viviane Kraieski de Assunção Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Geraldo Milioli Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2524

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologia da Problematização, Criciúma.

Resumo

Este relato é resultado de um processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem, pautado em uma abordagem teórico-prática de intervenção sobre a realidade; e que admite a educação ambiental (EA) como mecanismo vital de transformação social. Tal proposta é fruto das discussões realizadas na disciplina de Educação Ambiental do PPGCA/UNESC, que consistiu em refletir sobre os problemas socioambientais de Criciúma, valendo-se da metodologia da problematização e apontando alternativas exequíveis sob o crivo de diferentes especialidades acadêmicas. A aplicabilidade das alternativas é requisito para validação dessa metodologia, que se justificou na EA como princípio norteador de uma relação mais ética entre a sociedade e o ambiente.

Biografia do Autor

  • Amanda Bellettini Munari, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
    Doutoranda do Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Glaucia Cardoso de Souza-Dal Bó, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
    Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Viviane Kraieski de Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral na Vrije Universiteit Amsterdam.
  • Geraldo Milioli, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado no Departament of Environment and Resouce Studies (ERS), Faculty Environmental Studies (FES), University of Waterloo (UW), Canadá, e no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MUNARI, Amanda Bellettini; DE SOUZA-DAL BÓ, Glaucia Cardoso; ASSUNÇÃO, Viviane Kraieski de; MILIOLI, Geraldo. Educação Ambiental e metodologia da problematização aplicadas aos problemas urbanos de Criciúma (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 76–86, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2524. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2524. Acesso em: 7 dez. 2025.
Recebido 2017-12-16
Aprovado 2018-01-10
Publicado 2018-03-30