Educação Ambiental e metodologia da problematização aplicadas aos problemas urbanos de Criciúma (SC)

Autores

  • Amanda Bellettini Munari Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Glaucia Cardoso de Souza-Dal Bó Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Viviane Kraieski de Assunção Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Geraldo Milioli Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2524

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologia da Problematização, Criciúma.

Resumo

Este relato é resultado de um processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem, pautado em uma abordagem teórico-prática de intervenção sobre a realidade; e que admite a educação ambiental (EA) como mecanismo vital de transformação social. Tal proposta é fruto das discussões realizadas na disciplina de Educação Ambiental do PPGCA/UNESC, que consistiu em refletir sobre os problemas socioambientais de Criciúma, valendo-se da metodologia da problematização e apontando alternativas exequíveis sob o crivo de diferentes especialidades acadêmicas. A aplicabilidade das alternativas é requisito para validação dessa metodologia, que se justificou na EA como princípio norteador de uma relação mais ética entre a sociedade e o ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bellettini Munari, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Doutoranda do Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Glaucia Cardoso de Souza-Dal Bó, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Viviane Kraieski de Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral na Vrije Universiteit Amsterdam.

Geraldo Milioli, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado no Departament of Environment and Resouce Studies (ERS), Faculty Environmental Studies (FES), University of Waterloo (UW), Canadá, e no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Munari, A. B., de Souza-Dal Bó, G. C., Assunção, V. K. de, & Milioli, G. (2018). Educação Ambiental e metodologia da problematização aplicadas aos problemas urbanos de Criciúma (SC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 76–86. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2524

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-12-16
Aceito: 2018-01-10
Publicado: 2018-03-30