Percepção ambiental por meio da fotografia: ferramenta de Educação Ambiental para além dos muros da escola

Autores

  • Renato Fernando Menegazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2511

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sensibilização, Mudança Social.

Resumo

Educação Ambiental são os processos por meio dos quais são construídos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados à conservação do meio ambiente. O presente trabalho objetivou a utilização da percepção ambiental como instrumento de Educação Ambiental no âmbito escolar, por meio da fotografia e de questionário semiestruturado. Os alunos, que praticamente consideravam meio ambiente sinônimo de natureza, passaram a vê-lo de forma mais abrangente e condizente com a definição da Conferência de Estocolmo. Conclusão: a Educação Ambiental pode interferir na realidade mediante um trabalho contínuo e permanente na escola, de modo a ultrapassar seus muros e atingir a sociedade.

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Biografia do Autor

Renato Fernando Menegazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Desenvolvimento Rural - Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Departamento de Apoio ao Ensino, área de Ciências Biológicas.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Menegazzo, R. F. (2018). Percepção ambiental por meio da fotografia: ferramenta de Educação Ambiental para além dos muros da escola. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 298–312. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2511

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2017-12-01
Aceito em 2018-11-21
Publicado em 2018-12-30