Percepção ambiental por meio da fotografia: ferramenta de Educação Ambiental para além dos muros da escola

Authors

  • Renato Fernando Menegazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2511

Keywords:

Educação Ambiental, Sensibilização, Mudança Social.

Abstract

Educação Ambiental são os processos por meio dos quais são construídos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados à conservação do meio ambiente. O presente trabalho objetivou a utilização da percepção ambiental como instrumento de Educação Ambiental no âmbito escolar, por meio da fotografia e de questionário semiestruturado. Os alunos, que praticamente consideravam meio ambiente sinônimo de natureza, passaram a vê-lo de forma mais abrangente e condizente com a definição da Conferência de Estocolmo. Conclusão: a Educação Ambiental pode interferir na realidade mediante um trabalho contínuo e permanente na escola, de modo a ultrapassar seus muros e atingir a sociedade.

Author Biography

  • Renato Fernando Menegazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
    Mestre em Desenvolvimento Rural - Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Departamento de Apoio ao Ensino, área de Ciências Biológicas.

Published

2018-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MENEGAZZO, Renato Fernando. Percepção ambiental por meio da fotografia: ferramenta de Educação Ambiental para além dos muros da escola. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 298–312, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2511. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2511. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-12-01
Accepted 2018-11-21
Published 2018-12-30