Energia solar: metodologia para avaliação do local de instalação de sistema fotovoltaico fomentando a Educação Ambiental

Autores

  • Claudemiro Lima Júnior Universidade de Pernambuco/ Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido/ Laboratório de Física e Energias Renováveis
  • Bruno Basílio Rodrigues Universidade de Pernambuco/ Laboratório de Física e Energias Renováveis
  • Fabrícyo Villa Verde Silva Universidade de Pernambuco/ Laboratório de Física e Energias Renováveis
  • Leudiane Rodrigues Luz Universidade de Pernambuco/ Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido/ Laboratório de Física e Energias Renováveis
  • Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima Universidade de Pernambuco/ Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido/ Laboratório de Micorrizas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2501

Palavras-chave:

Energia Renovável, Ensino de Física, Interdisciplinaridade.

Resumo

O estudo da energia solar, como forma de promover Educação Ambiental, deve orientar o uso de recursos naturais para promover práticas sustentáveis por meio de reflexões, discussões e experiências, objetivando o desenvolvimento de habilidades e modificando atitudes em relação ao meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre a localização de um sistema fotovoltaico realizado por um grupo de alunos, abordando os conceitos de energia solar e sustentabilidade. Consiste de uma metodologia para a avaliação do local de instalação do sistema fotovoltaico e sugestões para a utilização dos conceitos de energia solar e sustentabilidade fomentando a Educação Ambiental em sala de aula.

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Biografia do Autor

Claudemiro Lima Júnior, Universidade de Pernambuco/ Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido/ Laboratório de Física e Energias Renováveis

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pernambuco (2003), com mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Energia Eólica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (CAPES 5), com ênfase em Fontes Renováveis pela UFPE (2013). Atualmente, é professor permanente do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Desenvolve projetos de pesquisa em Fontes Renováveis de Energia, atuando principalmente em estudos de potenciais energéticos (SOLAR, EÓLICA e BIOMASSA) e tecnologias de aproveitamento energético de fontes renováveis para o semiárido.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Lima Júnior, C., Rodrigues, B. B., Silva, F. V. V., Luz, L. R., & Lima, R. L. F. de A. (2018). Energia solar: metodologia para avaliação do local de instalação de sistema fotovoltaico fomentando a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 233–244. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2501

Edição

Seção

Relatos de Experiências
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