Explorando o consumo de energia: uma sequência didática para o ensino médio

Autores

  • Vinícius Barbosa Alves Universidade de Pernambuco
  • Nancy Lima Costa Universidade de Pernambuco
  • Claudemiro Lima Junior Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.16445

Palavras-chave:

Energia, Consumo, Grandezas e Medidas, Educação Ambiental

Resumo

Questões relacionadas ao consumo energético, abordadas sob tema “Grandezas e Medidas”, podem vir a ser utilizadas como forma de Educação Ambiental. Neste trabalho, são disponibilizadas sequências didáticas voltadas para turmas do Ensino Médio que visam tornar o ensino de matemática mais atrativo, ao mesmo tempo que sensibiliza os estudantes ao uso sustentável de energia. A elaboração das sequências seguiu as orientações dos documentos oficiais e foi estruturada conforme as etapas propostas por Fedathi. Espera-se que a integração entre Educação Ambiental e matemática sensibilize os estudantes ao uso sustentável de energia, além de promover a formação de cidadãos críticos e engajados na preservação do meio ambiente.

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Biografia do Autor

Claudemiro Lima Junior, Universidade de Pernambuco

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) (2003), mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Energia Eólica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006), doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, com ênfase em Fontes Renováveis pela UFPE (2013), Livre Docente pela UPE (2021) e Especialista em Ciência de Dados e Analytics (2022). Atualmente, é Professor Associado da UPE - Campus Petrolina, coordenador do Laboratório de Física e Energias Renováveis e do Espaço de Inovação da UPE Campus Petrolina, coordenador do Lócus de Inovação Renovável Sertão, no Sertão do São Francisco (SECTI-PE/Facepe) e coordenador do Espaço de Inovação da UPE Campus Petrolina. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA-UPE), desenvolve e orienta projetos de pesquisa e inovação na área de ciências ambientais, atuando principalmente em estudos de potenciais energéticos e tecnologias para o aproveitamento de fontes renováveis de energia no Semiárido: sistemas fotovoltaicos integrados à rede, Sujidade em painéis fotovoltaicos, impacto ambientais de sistemas fotovoltaicos flutuantes, turbinas eólicas de pequeno porte em áreas semiáridas e estimativa de biomassa florestal. Foi vice-coordenador do PPGCTA-UPE de 2017 a 2022. Atuou como coordenador do Projeto de PD Plataforma Solar de Petrolina- Chesf/ANEEL (2021), na meta de impacto ambiental. Desenvolveu e coordenou a Residência Tecnológica em AGRO 4.0 (2023) que envolveu 10 fazendas do Vale do São Francisco e resultou em 8 MVPs. Coordenou o polo PE/BA Projeto Indústria 4.0 financiado pela Sudene, onde participaram 8 indústrias, resultando em 7 MVPs. Atualmente, coordena duas metas do Projeto Agritech- NE, financiamento de R$1.382.000,00 pelo Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional.

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Alves, V. B., Costa, N. L., & Lima Junior, C. (2024). Explorando o consumo de energia: uma sequência didática para o ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 478–490. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.16445

Edição

Seção

Artigos
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