Propriedades rurais pedagógicas enquanto espaços educativos na promoção da Educação Ambiental

Autores

  • Angela Luciane Klein Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Ivo Elesbão Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2500

Palavras-chave:

Propriedades Rurais Pedagógicas, Educação Ambiental, Experiências Práticas.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as propriedades rurais pedagógicas enquanto locais para a promoção da Educação Ambiental. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, realizadas com os donos das propriedades localizadas nos Estados de Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de desenvolvimento de atividades educativas nas propriedades rurais que podem promover aprendizados relacionados às questões ambientais, aos cuidados com os animais, as plantas e a terra. Conclui-se que estas propriedades rurais possuem potenciais para a promoção da Educação Ambiental baseadas na aprendizagem pela experiência, permitindo aos sujeitos uma conexão com o ambiente.

Biografia do Autor

  • Angela Luciane Klein, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Ivo Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e de Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

30-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KLEIN, Angela Luciane; ELESBÃO, Ivo; SOUZA, Marcelino de. Propriedades rurais pedagógicas enquanto espaços educativos na promoção da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 3, p. 194–208, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2500. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2500. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-11-10
Aprovado 2018-09-10
Publicado 2018-09-30