Propriedades rurais pedagógicas enquanto espaços educativos na promoção da Educação Ambiental

Autores

  • Angela Luciane Klein Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Ivo Elesbão Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2500

Palavras-chave:

Propriedades Rurais Pedagógicas, Educação Ambiental, Experiências Práticas.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as propriedades rurais pedagógicas enquanto locais para a promoção da Educação Ambiental. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, realizadas com os donos das propriedades localizadas nos Estados de Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de desenvolvimento de atividades educativas nas propriedades rurais que podem promover aprendizados relacionados às questões ambientais, aos cuidados com os animais, as plantas e a terra. Conclui-se que estas propriedades rurais possuem potenciais para a promoção da Educação Ambiental baseadas na aprendizagem pela experiência, permitindo aos sujeitos uma conexão com o ambiente.

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Biografia do Autor

Angela Luciane Klein, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ivo Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e de Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Klein, A. L., Elesbão, I., & Souza, M. de. (2018). Propriedades rurais pedagógicas enquanto espaços educativos na promoção da Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 194–208. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2500

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-11-10
Aceito: 2018-09-10
Publicado: 2018-09-30