A importância da educação superior na percepção e compreensão de universitários do curso de educação física sobre as alterações climáticas

Autores

  • Bruno Barbosa Rosa Universidade de Franca Universidade José do Rosário Vellano
  • Lucas Ribeiro Marques Campos de Oliveira Doutorando em Promoção de Saúde na Universidade de Franca – UNIFRAN, Franca-SP.
  • Roberta Bessa Veloso Silva Docente na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, Alfenas-MG; Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária na Universidade Federal de Lavras – UFLA.
  • Daniel dos Santos Docente no curso de pós-graduação Stricto Sensu em Promoção de Saúde na Universidade de Franca – UNIFRAN, Franca-SP.
  • Ulisses Miranda Azeiteiro Docente na Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
  • Monica de Andrade Docente no curso de pós-graduação Stricto Sensu em Promoção de Saúde na Universidade de Franca – UNIFRAN, Franca-SP.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2499

Palavras-chave:

Alterações Climáticas, Instituição de Ensino Superior, Educação Física.

Resumo

Propósito - A importância da inserção da temática das alterações climáticas no ambiente educacional a fim de tornar a formação superior mais consciente e responsável na área da saúde e meio ambiente. Metodologia - O estudo foi baseado na aplicação de um questionário sobre alterações climáticas para avaliar a relação entre algumas variáveis qualitativas de interesse. Foi utilizado o teste exato de Fisher ao nível nominal de 5% de significância respaldado pelo de Qui-quadrado. Resultados - Apesar de a maioria dos universitários acreditar que as alterações climáticas estão acontecendo nesse momento eles consideram que são poucas as informações a respeito do tema, declarando que a inserção na grade curricular pode fazer diferença na formação.

Biografia do Autor

  • Bruno Barbosa Rosa, Universidade de Franca Universidade José do Rosário Vellano
    Mestre em Promoção de Saúde - UNIFRAN. Docente em diversos cursos da área da saúde na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS.

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Publicado

30-09-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ROSA, Bruno Barbosa; OLIVEIRA, Lucas Ribeiro Marques Campos de; SILVA, Roberta Bessa Veloso; SANTOS, Daniel dos; AZEITEIRO, Ulisses Miranda; ANDRADE, Monica de. A importância da educação superior na percepção e compreensão de universitários do curso de educação física sobre as alterações climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 3, p. 209–232, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2499. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2499. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2017-11-09
Aprovado 2018-09-05
Publicado 2018-09-30