Representações sociais de professores de uma escola pública de ensino fundamental: objetivos para um projeto em Educação Ambiental

Autores

  • Jacson Luís Reiniak Univille
  • Nelma Baldin UFSC
  • Iana Gomes de Lima Univille

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2494

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representações Sociais, Escola Pública.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em educação e têm como objetivo evidenciar as Representações Sociais que os professores de uma escola pública de ensino fundamental no município de Joinville – SC possuem quanto aos “objetivos a serem trabalhados na Educação Ambiental”. No âmbito metodológico, contou-se com as respostas de dez professores, à questão: “Imaginemos que a escola (comunidade escolar) busque sua ajuda para elaboração de uma atividade sobre Educação Ambiental junto aos alunos. O que você proporia como objetivo(s)?”. As respostas, interpretadas conforme o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), permitiram a obtenção das categorias representacionais: “ambiental”, “cultural”, “ação pedagógica” e “lixo”.

Biografia do Autor

  • Jacson Luís Reiniak, Univille
    Bacharel e licenciado em filosofia; Licenciado em pedagogia; Especialista em metodologia do ensino de filosofia e sociologia; Mestrando em Educação. Pesquisador na área da Educação Ambiental.
  • Nelma Baldin, UFSC
    Dra. Educação PUC-SP
  • Iana Gomes de Lima, Univille
    Dra. Educação UFRS

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Publicado

30-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REINIAK, Jacson Luís; BALDIN, Nelma; LIMA, Iana Gomes de. Representações sociais de professores de uma escola pública de ensino fundamental: objetivos para um projeto em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 3, p. 177–193, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2494. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2494. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-10-25
Aprovado 2018-09-04
Publicado 2018-09-30