Representações sociais de professores de uma escola pública de ensino fundamental: objetivos para um projeto em Educação Ambiental

Autores

  • Jacson Luís Reiniak Univille
  • Nelma Baldin UFSC
  • Iana Gomes de Lima Univille

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2494

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representações Sociais, Escola Pública.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em educação e têm como objetivo evidenciar as Representações Sociais que os professores de uma escola pública de ensino fundamental no município de Joinville – SC possuem quanto aos “objetivos a serem trabalhados na Educação Ambiental”. No âmbito metodológico, contou-se com as respostas de dez professores, à questão: “Imaginemos que a escola (comunidade escolar) busque sua ajuda para elaboração de uma atividade sobre Educação Ambiental junto aos alunos. O que você proporia como objetivo(s)?”. As respostas, interpretadas conforme o método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), permitiram a obtenção das categorias representacionais: “ambiental”, “cultural”, “ação pedagógica” e “lixo”.

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Biografia do Autor

Jacson Luís Reiniak, Univille

Bacharel e licenciado em filosofia; Licenciado em pedagogia; Especialista em metodologia do ensino de filosofia e sociologia; Mestrando em Educação. Pesquisador na área da Educação Ambiental.

Nelma Baldin, UFSC

Dra. Educação PUC-SP

Iana Gomes de Lima, Univille

Dra. Educação UFRS

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Reiniak, J. L., Baldin, N., & Lima, I. G. de. (2018). Representações sociais de professores de uma escola pública de ensino fundamental: objetivos para um projeto em Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 177–193. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2494

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-10-25
Aceito: 2018-09-04
Publicado: 2018-09-30