O Teatro como ferramenta de promoção de Educação Ambiental

Palavras-chave: Arte e Educação, Educadores Ambientais, Bioética Ambiental. Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem.

Resumo

A efetividade das intervenções de Educação Ambiental (EA) depende do uso correto de ferramentas de comunicação devidamente inseridas no contexto pedagógico. Assim, questionou-se como tem sido empregado o teatro na EA, objetivando quantificar as ferramentas utilizadas na EA em conteúdos científicos e populares e caracterizar o emprego do teatro em práticas educativas por meio de entrevistas com educadores ambientais e atores. Os resultados evidenciaram que as ações da EA estão direcionadas para novas práticas e focadas no público infantil, devendo o teatro ser planejado de forma estruturada de acordo com o público alvo, utilizando linguagens apropriadas e envolvendo educadores ambientais e atores.

Biografia do Autor

Thierry Betazzi Lummertz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Biólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ator profissional. Aluno ouvinte do Programa de Pós Graduação em Bioética - PUCPR
Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em Ecologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Lummertz, T. B., & Fischer, M. L. (2017). O Teatro como ferramenta de promoção de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 56-72. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2488
Seção
Artigos