a Educação Ambiental por meio da mediação tecnológica: as vozes das crianças em sua relação com o ambiente

Autores

  • Giselle Palmeira Neves Universidade Federal do Amazonas
  • José Cavalcante Lacerda Junior Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2470

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mediação Tecnológica, Infância.

Resumo

No cenário contemporâneo urge a aproximação dos processos educativos com os recursos tecnológicos. A Educação Ambiental – EA não foge a essa necessidade. O texto em cena objetiva compreender como a EA está sendo percebida pelas crianças no decorrer das aulas que utilizam a Mediação Tecnológica - MT como estratégia educativa. A metodologia pautou-se em um referencial conceitual sobre as temáticas EA e MT, além da observação participante de duas aulas do 6º ano do Ensino Fundamental, ministradas no Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Cemeam. Como resultado, constatou-se que, quanto mais identificação houver entre as crianças e seu entorno, maior a possibilidade de um comportamento voltado à preservação ambiental.

Biografia do Autor

  • Giselle Palmeira Neves, Universidade Federal do Amazonas
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
  • José Cavalcante Lacerda Junior, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi, Universidade Federal do Amazonas
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

a Educação Ambiental por meio da mediação tecnológica: as vozes das crianças em sua relação com o ambiente. (2017). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 99-114. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2470