Educação Física e Educação Ambiental e sua relação no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2464

Palavras-chave:

Educação Física. Escola. Educação Ambiental.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar a relação existente entre Educação Física e Educação Ambiental no âmbito escolar, além de analisar os periódicos publicados nas principais revistas especializadas em Educação Física que abordam essa temática. Em virtude da ampla discussão que vem sendo realizada em torno da questão ambiental, e de sua importância como um todo, deve ser inserida no contexto educacional, por meio de políticas voltadas para a Educação Ambiental. Dessa forma Educação Física, por estar presente na matriz curricular escolar, tem a possibilidade de desenvolver essa temática de forma lúdica e dinâmica. Para melhor compreensão do tema foi realizada uma revisão literária mediante um estudo exploratório, sendo analisados 10 artigos. Ao longo desse artigo serão discutidos os conceitos dessas duas disciplinas, além de mostrar como a Educação Física pode contribuir para conscientização e a formação de valores ambientais nos alunos. Conclui-se com esse trabalho, que é possível abordar a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física, associando-a aos conteúdos que serão utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shielley Kelly Oliveira Rios, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Possui experiência em Ginástica Laboral e em educação física escolar.

Aldemir Ferreira de Sousa Filho, Universidade Estadual vale do Acaraú - UVA.

Pós-graduação em Gestão de Projetos e Formação Docente (UEA, Manaus/AM - Em andamento); Pós-graduação em Musculação e Treinamento de Força (Faculdade Evolução, Fortaleza/CE - Em andamento); Bacharelado em Educação Física (UVA, Sobral/CE - 2017); Atuou como Monitor do Laboratório de Fisiologia do Esforço - LAFESF (UVA, Sobral/CE - 2016); Atuou como Monitor do Laboratório de Anatomia Virtual (UVA, Sobral/CE - 2015). Atuou como Monitor do Projeto de Extensão Natação Escolar: do lúdico ao técnico (UVA, Sobral/ - 2016); Atuou como Monitor do Projeto de Extensão Metodologia do Ensino da Dança Clássica e Contemporânea (UVA, Sobral/ - 2016).

Francisco Irapuan Ribeiro, Universidade do estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas (temporário); Cursando doutoramento em ócio e desenvolvimento humano na Universidade de Duesto (Espanha). mestre em turismo-UECE, 2014; especialista em Ed. Física Escolar - Faculdade Evolução, 2011; licenciado e bacharel em Educação Física-UVA, Sobral, CE, 2008; 1º Secretário da Associação dos Praticantes de Esportes da Natureza - ASPEN; avaliador da Equipe Colaboradora - EC 20-PST/SNELIS, Ministério do Esporte de 2009 a 2014; sócio fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e pós-graduação em estudos do lazer ? ANPEL. autor do livro: Terminologia prática para o acadêmico de Educação Física, 2008; organizador do Livro Educação e Saúde no Semiárido Cearense; 2014. da obra: Educação Física e Felicidade: lazer, inclusão social e práticas no sertão cearense e com o livro em fase de aprovação pela editora universitária da UEA intitulado: Educação Física em municípios ribeirinhos do Amazonas: Das vivências ao rebojo das práticas corporais.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

Rios, S. K. O., Sousa Filho, A. F. de, & Ribeiro, F. I. (2018). Educação Física e Educação Ambiental e sua relação no contexto escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 53–65. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2464

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-08-03
Aceito: 2018-05-30
Publicado: 2018-06-30

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.