Análise de documentos escolares da educação profissional sob os aspectos da Política Nacional de Educação Ambiental: o contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Curitiba

  • Augusto Lima Silveira Centro Universitário Internacional Uninter
  • Rodrigo Berté Centro Universitário Internacional Uninter
  • Marcos Rogério Maioli Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação Ambiental, Educação Profissional, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Resumo

A Educação Ambiental deve favorecer a sensibilização sobre o meio ambiente, diante disso o objetivo geral do estudo foi identificar, por meio das principais normativas do IFPR, se a formação do aluno contempla, além dos critérios da formação profissional, também os aspectos ambientais. Foram analisados 10 documentos da instituição de 2008 a 2014, com base em buscas pelas palavras-chave “meio ambiente”, “ambiental” e “sustentabilidade”. O contexto em que estavam inseridas foi analisado de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com a literatura. Os termos de busca foram encontrados em 6 dos 10 documentos analisados, refletindo uma considerável difusão destes conceitos, indicando articulação da instituição com a PNEA.

Biografia do Autor

Augusto Lima Silveira, Centro Universitário Internacional Uninter
Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental (2010), mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental (2012), licenciatura em Química (2014) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Especialização em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente é professor coordenador dos cursos de pós-graduação em "Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável"; "Perícia e Auditoria Ambiental" e "Gestão de Recursos Hídricos" no Centro Universitário Internacional UNINTER (PR).
Rodrigo Berté, Centro Universitário Internacional Uninter
Rodrigo Berté possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); especialização em Educação Ambiental pela Fundação Universidade de Brasília (Fubra-DF); especialização em Clonagem Vegetal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); especialização do Programa de Aperfeiçoamento em Ciências pela CAPES-MEC e Universidade Anhanguera (Uniderp) (MS); especialização em Assentamentos Urbanos e Rurais pelo Ministério das Cidades; especialização em Orientadores de Ensino a Distância (EAD) pelo Centro Universitário Internacional (Uninter); doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR; e pós-doutor em Ciência e Tecnologia Marinha na Universidade de Léon (Espanha). Atualmente, é diretor da Escola Superior de Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Humanidades do Uninter.
Marcos Rogério Maioli, Instituto Federal do Paraná
Doutorando em Gestão Ambiental UNIVERSIDADE POSITIVO (2017 - 2020). Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI (2016). Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Pós em Planejamento e Gestão do Turismo e Sociologia Política ambas pela UFPR. Atualmente sou professor Curso Técnico em Eventos, Curso de Logística e Meio Ambiente na modalidade EaD e do Curso de Graduação em Gestão Pública do IFPR - Instituto Federal do Paraná, Curso Técnico em Eventos, Curso Técnico em Administração, possui experiência na área de Turismo e Hospitalidade, com ênfase em Organização de Eventos e Meio Ambiente.
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Silveira, A. L., Berté, R., & Maioli, M. R. (2017). Análise de documentos escolares da educação profissional sob os aspectos da Política Nacional de Educação Ambiental: o contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Curitiba. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 10-25. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2462
Seção
Artigos