Dinâmicas lúdicas para trabalhar o sentimento de pertencimento do ser humano à natureza na Escola Salomé de Carvalho, Marabá (PA)

  • Edléia Aparecida Ferreira de Sousa Instituto Federal do Pará
  • Maria do Carmo Vieira Filha IFPA
  • Mário Médice Costa Barbosa IFPA
Palavras-chave: Pesquisa-Participante, Educação, Pertencimento, Meio Ambiente.

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa-participante realizada pela Comissão de Meio Ambiente do IFPA, conjuntamente com discentes do curso de Controle Ambiental, Campus Marabá Industrial, cujo tema central foi a presentar aos discentes do 9º ano da Escola Municipal Salomé de Carvalho, o seu pertencimento à natureza. O caminho trilhado para a pesquisa foi a partir de um questionário diagnóstico acerca da temática ambiental e após a análise dos dados foi desenvolvida uma oficina centrada no pertencimento do ser humano à natureza. Nessa oficina foram trabalhadas quatro dinâmicas lúdicas, com objetivos diferenciados, mas que convergiam para o objetivo proposto.

Biografia do Autor

Edléia Aparecida Ferreira de Sousa, Instituto Federal do Pará
Professora de Química no Campus Marabá Industrial-IFPA, mestrado em Educação Ambiental.
Maria do Carmo Vieira Filha, IFPA
Professora de Língua Portuguesa no IFPA, mestre em Educação Ambiental
Mário Médice Costa Barbosa, IFPA
Professor de História no IFPA, Doutor em História
Publicado
2017-12-20
Como Citar
Sousa, E. A. F. de, Filha, M. do C. V., & Barbosa, M. M. C. (2017). Dinâmicas lúdicas para trabalhar o sentimento de pertencimento do ser humano à natureza na Escola Salomé de Carvalho, Marabá (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 84-98. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2460
Seção
Relatos de Experiências