Dinâmicas lúdicas para trabalhar o sentimento de pertencimento do ser humano à natureza na Escola Salomé de Carvalho, Marabá (PA)

Authors

  • Edléia Aparecida Ferreira de Sousa Instituto Federal do Pará
  • Maria do Carmo Vieira Filha IFPA
  • Mário Médice Costa Barbosa IFPA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2460

Keywords:

Pesquisa-Participante, Educação, Pertencimento, Meio Ambiente.

Abstract

Este trabalho refere-se a uma pesquisa-participante realizada pela Comissão de Meio Ambiente do IFPA, conjuntamente com discentes do curso de Controle Ambiental, Campus Marabá Industrial, cujo tema central foi a presentar aos discentes do 9º ano da Escola Municipal Salomé de Carvalho, o seu pertencimento à natureza. O caminho trilhado para a pesquisa foi a partir de um questionário diagnóstico acerca da temática ambiental e após a análise dos dados foi desenvolvida uma oficina centrada no pertencimento do ser humano à natureza. Nessa oficina foram trabalhadas quatro dinâmicas lúdicas, com objetivos diferenciados, mas que convergiam para o objetivo proposto.

Author Biographies

  • Edléia Aparecida Ferreira de Sousa, Instituto Federal do Pará
    Professora de Química no Campus Marabá Industrial-IFPA, mestrado em Educação Ambiental.
  • Maria do Carmo Vieira Filha, IFPA
    Professora de Língua Portuguesa no IFPA, mestre em Educação Ambiental
  • Mário Médice Costa Barbosa, IFPA
    Professor de História no IFPA, Doutor em História

Published

2017-12-20

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

SOUSA, Edléia Aparecida Ferreira de; FILHA, Maria do Carmo Vieira; BARBOSA, Mário Médice Costa. Dinâmicas lúdicas para trabalhar o sentimento de pertencimento do ser humano à natureza na Escola Salomé de Carvalho, Marabá (PA). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 84–98, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2460. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2460. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-07-20
Accepted 2017-11-06
Published 2017-12-20