A Educação Ambiental na formação inicial do professor-pedagogo: um estudo descritivo no sudoeste da Bahia

Autores

  • Luciana Souza Viana UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Fatima de Andrade Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2455

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Formação de Professores

Resumo

Este artigo analisou a Educação Ambiental na formação inicial do professor-pedagogo: um estudo descritivo no sudoeste da Bahia. Para tanto procurou identificar de que maneira a temática ambiental está inserida no currículo do curso de Pedagogia, da UESB campus de Itapetinga, e o que sabem esses alunos sobre meio ambiente, educação ambiental, o saber ambiental que vem sendo motivo de discussões e reflexões por diferentes áreas do conhecimento e, considerado pela legislação educacional brasileira como conteúdo obrigatório em todas as modalidades e níveis de ensino. Nesse sentido, optou-se pelo estudo descritivo-explicativo, recorrendo à observação direta, assistemática e sistemática, à aplicação de formulário fechado e aberto, com análise quantitativa e qualitativa, aplicado aos alunos sujeitos da pesquisa.

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Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VIANA, Luciana Souza; FERREIRA, Maria de Fatima de Andrade. A Educação Ambiental na formação inicial do professor-pedagogo: um estudo descritivo no sudoeste da Bahia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 308–331, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2455. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2455. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-07-02
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-30