A Educação Ambiental na concepção dos docentes do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Authors

  • Fabiana Aparecida Vilaça Universidade Cruzeiro do Sul http://orcid.org/0000-0003-4565-8335
  • Ana Claudia Siqueira universidade cruzeiro do sul
  • Rita de Cássia Frenedozo universidade cruzeiro do sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2447

Keywords:

Educação Ambiental, Práticas Docentes, Engenharia Mecânica.

Abstract

A Educação Ambiental, quando aplicada em sala de aula, é um caminho para mudar atitudes, estimulando a consciência ambiental, a sustentabilidade e a cidadania. Porém, nem sempre os docentes estão preparados para discutir a temática socioambiental. Assim, a necessidade de saber a concepção dos professores do curso de graduação em Engenharia Mecânica sobre Educação Ambiental constitui-se no objetivo desta pesquisa que foi realizada em uma Universidade particular da cidade de São Paulo. Os dados obtidos demonstraram uma atitude tendendo a “ingenuidade” dos docentes para as questões socioambientais, o que pode ser explicado pelo desenvolvimento histórico da Engenharia e pela formação profissional destes docentes. Palavras - chave: Educação Ambiental; Práticas Docentes; Engenharia Mecânica.

Author Biography

  • Fabiana Aparecida Vilaça, Universidade Cruzeiro do Sul
    Bióloga Citologista e Professora Mestre em Ensino de Ciências

Published

2018-06-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

VILAÇA, Fabiana Aparecida; SIQUEIRA, Ana Claudia; FRENEDOZO, Rita de Cássia. A Educação Ambiental na concepção dos docentes do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 137–152, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2447. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2447. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-06-26
Accepted 2018-05-30
Published 2018-06-30