Percepção ambiental de crianças sobre primatas por meio de mapas mentais: subsídios para Educação Ambiental

Autores

  • Emanuel Ubaldino Torres Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Mônica Mafra Valença-Montenegro Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
  • Carla Soraia Soares de Castro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2434

Palavras-chave:

Etnoecologia, Conservação, Guariba-de-Mãos-Ruivas, Macaco-Prego-Galego, Sagui-do-Nordeste.

Resumo

A percepção ambiental é essencial no entendimento das relações entre as populações humanas e o ambiente, e os mapas mentais têm sido adotados como estratégia para representação desta por crianças. Neste sentido, buscamos avaliar a percepção ambiental infantil sobre primatas em uma comunidade localizada no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Engenho Gargaú na Paraíba. Na RPPN vivem as espécies Alouatta belzebul, Sapajus flavius e Callithrix jacchus. Foram coletados 102 mapas mentais de crianças, com idade média de 10 anos. Os resultados mostraram que aquelas que tiveram anteriormente contato com primatas apresentaram maior aproximação com a realidade em seus desenhos, tanto na caracterização destes, quanto do ambiente representado, evidenciando um maior contato com o meio ambiente e, possivelmente, com a RPPN. Tais resultados subsidiarão futuras pesquisas e programas de Educação Ambiental, especificamente, envolvendo A. belzebul e S. flavius, ambos ameaçados de extinção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Ubaldino Torres Junior, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental, Rio Tinto

Mônica Mafra Valença-Montenegro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), João Pessoa

Carla Soraia Soares de Castro, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental/Departamento de Engenharia e Meio Ambiente, Rio Tinto

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

Torres Junior, E. U., Valença-Montenegro, M. M., & Castro, C. S. S. de. (2018). Percepção ambiental de crianças sobre primatas por meio de mapas mentais: subsídios para Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 294–307. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2434

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-05-24
Aceito: 2018-05-30
Publicado: 2018-06-30