Processo de ambientalização e promoção da sustentabilidade na UDESC: análise dos documentos institucionais e curriculares

Autores

  • Ana Waley Mendonça Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul e do Centro de Educação a Distância – CEAD/UDESC .
  • Mario Jorge Cardoso de Freitas Professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC
  • Atalita Soethe Ghizoni Graduada em Ciências Econômicas - ESAG/UDESC.
  • Amauri Bogo Centro de Educação a Distância - CEAD - Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.
  • Isabel Cristina da Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2426

Palavras-chave:

Políticas Institucionais, Ambientalização Curricular, Educação Ambiental, Sustentabilidade.

Resumo

Resumo: O artigo trata de análise preliminar do processo de ambientalização e sustentabilidade, identificando indícios de ambientalização nos documentos institucionais e curriculares, nos níveis de gestão, ensino, pesquisa e extensão do campus I da Universidade do Estado de Santa Catarina. A busca pela ambientalização e sustentabilidade foi norteada pelo indicador incidência/ocorrência; pelos níveis e onze dimensões. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo com base na pesquisa-ação participante utilizando o programa MAXQDA®. Os resultados apontam que em todos os níveis se evidencia o comprometimento com a temática, embora ainda numa perspectiva fragmentada e isolada nos referidos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Waley Mendonça, Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul e do Centro de Educação a Distância – CEAD/UDESC .

Graduação em Pedagogia e Mestre em Educação – Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Professora da UNISUL e da Universidade do Estado de Santa Catarina-CEAD/UDESC Atua no Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância -CEAD/UDESC e na UNISUL/SC Área de atuação: Educação Ambiental, Pedagogia e Educação.

Mario Jorge Cardoso de Freitas, Professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC

Graduação em Biologia, doutor e pós-doutor em Educação, professor aposentado da Universidade do Minho Portugal e professor voluntário permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental –PPGPLAN do Centro de Ciências Humanas e da Educação – UDESC.

Atalita Soethe Ghizoni, Graduada em Ciências Econômicas - ESAG/UDESC.

Graduada em Ciências Econômicas - ESAG/UDESC.

Amauri Bogo, Centro de Educação a Distância - CEAD - Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.

Graduação em Engenharia Agrônoma. Ph.D em Fisiopatologia de microorganismos pelo Imperial College of Science Technology and Medicine, UK. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal- Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.

Isabel Cristina da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Graduação em Ciências Biológicas. Doutora em Neurociência – Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina-CEAD/UDESC. Atua no Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância -CEAD/UDESC. Área de atuação: Educação Ambiental, Ciências Biológicas e Educação.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Mendonça, A. W., Freitas, M. J. C. de, Ghizoni, A. S., Bogo, A., & Cunha, I. C. da. (2018). Processo de ambientalização e promoção da sustentabilidade na UDESC: análise dos documentos institucionais e curriculares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 283–298. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2426

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-05-10
Aceito: 2018-02-19
Publicado: 2018-03-30

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.