Navegando entre a Etnoecologia e a Educação Ambiental: Narrativas de estudantes de uma escola em Governador Celso Ramos (SC)

Autores

  • Daniel Ganzarolli Martins Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Natalia Hanazaki Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Aline Gevaerd Krelling Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2384

Palavras-chave:

Percepções Ambientais, Narrativas, Etnobiologia, Educação Ambiental Dialógica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir a contribuição dos saberes etnoecológicos de um grupo de estudantes em Governador Celso Ramos (SC) na aplicação de atividades dialógicas em Educação Ambiental. Em 2014 foram realizadas oficinas educativas que exploraram temas relacionados à sociobiodiversidade da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim com estudantes do 7º e 8º ano de uma escola municipal. São discutidas as percepções narradas pelos alunos acerca dos seres vivos neste espaço, as mudanças ambientais ocorridas e a realização de uma entrevista com uma antiga moradora local. Esta pesquisa apresenta as potencialidades existentes nas trocas entre saberes etnoecológicos comunitários e uma educação ambiental dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ganzarolli Martins, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidade de Queensland, Austrália. Atua nas áreas educacional, socioambiental e suas interfaces, possuindo experiência em Educação Ambiental, Etnobiologia, Ecologia Humana e Ecologia Política. Participou do Grupo de Educação e Estudos Ambientais (GEABio), do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica e do Grupo Tecendo: Educação Ambiental e Estudos Culturais, todos coletivos pertencentes à UFSC.

Natalia Hanazaki, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/ESALQ). É professora do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia humana, etnoecologia, etnobiologia, etnobotânica e conservação. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC(2012-2014).

Aline Gevaerd Krelling, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

É Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Integra o Coletivo Tecendo: cultura arte educação. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus Jaraguá do Sul.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

Martins, D. G., Hanazaki, N., & Gevaerd Krelling, A. (2017). Navegando entre a Etnoecologia e a Educação Ambiental: Narrativas de estudantes de uma escola em Governador Celso Ramos (SC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(1), 139–154. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2384

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-02-06
Aceito: 2017-02-17
Publicado: 2017-03-31