Instrumento pedagógico para auxiliar o trabalho do educador ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2379

Keywords:

Meio Ambiente, Inovação Social, Caderno do Educador Ambiental, Produto Técnico.

Abstract

O artigo é referente à elaboração de um produto técnico em atendimento às exigências do Programa de Mestrado Profissional do Centro Universitário Una. Portanto, este texto busca apresentar um relato da pesquisa de dissertação de mestrado com os ex-alunos de um projeto de formação de agentes ambientais. O trabalho inclui ainda algumas considerações sobre inovação social, além de sugestões e informações que os entrevistados julgaram ser de interesse para auxiliar no trabalho socioambiental. Assim, este produto técnico é destinado a todos os educadores que sintam necessidade de um instrumento pedagógico para consultar ações ambientais e colaborar para o trabalho de conscientização, sensibilização e reflexão sobre a temática meio ambiente.

Author Biographies

  • Ari Silva Gobira, Centro Universitário UNA
    Graduado em Ciências Biológicas, especialista em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - IEC. Possui capacitação de Consultoria Ambiental pela GS Educacional. Atualmente cursando Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA. É integrante do POIESIS - Núcleo de Estudos e Intervenções em Trabalho-Educação do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, que tem por finalidade o fortalecimento do campo Trabalho-Educação e de todas as iniciativas que tenham como propósito promover a emancipação humana. Possui experiência em nas áreas de consultoria ambiental, coordenação de projetos, gerenciamento de projetos e administração de empresas. Integrante do quadro de Especialista, na área de "Educação Ambiental", do Conselho regional de Biologia - 4ª Região.
  • Áurea Regina Guimarães Tomasi, Centro Universitário UNA
    Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal de Minas Gerais (1979); pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - Faculdade de Educação da UFMG (1982); mestrado em Ciências da Educação - Université René Descartes - ParisV Sorbonne (1994) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes Paris, V Sorbonne (2005). Foi coordenadora do Programa de Capacitação de Dirigentes - PROCAD, da Secretaria de Estado da Educação SEE/MG. Foi Tutora no Curso de Formação Superior de Professores- Veredas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais- FAE/UEMG. Tem experiência na área de Metodologia Científica e Sociologia com ênfase em Educação. Atualmente é professora adjunta na graduação da Faculdade de Ciências Humanas, no Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário UNA e na graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG. Tem atuado em ensino, pesquisa e extensão nessas instituições, principalmente nas seguintes sub áreas: organizações populares, escola, formação de professores, sociologia da leitura e pesquisa.

Published

2017-03-31

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

GOBIRA, Ari Silva; TOMASI, Áurea Regina Guimarães. Instrumento pedagógico para auxiliar o trabalho do educador ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 123–138, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2379. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2379. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-01-30
Accepted 2017-02-03
Published 2017-03-31