Mudanças climáticas e o ensino de física: contribuições da física na escola

Autores

  • Julia Amanda Nanini Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
  • Carolina Rodrigues Cunha Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
  • Carla Nayelli Terra Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2368

Resumo

Este artigo descreve um mapeamento de todas as edições publicadas e disponibilizadas online da Revista Física na Escola. Foram pesquisados experimentos e artigos que poderiam, de alguma forma, ajudar professores de ciências a pensar climatologia e temas ambientais correlacionados. O objetivo foi identificar boas práticas para ensinar este tema no ensino básico.

Biografia do Autor

  • Julia Amanda Nanini, Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
    Licenciada em Física pelo IFSP-Itapetininga
  • Carolina Rodrigues Cunha, Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
    Licenciada em Física pelo IFSP-Itapetininga
  • Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
    Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br
  • Carla Nayelli Terra, Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP
    Licenciada em Física pelo IFSP-Itapetininga

Downloads

Publicado

27-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NANINI, Julia Amanda; CUNHA, Carolina Rodrigues; FORTUNATO, Ivan; TERRA, Carla Nayelli. Mudanças climáticas e o ensino de física: contribuições da física na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 115–122, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2368. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2368. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2017-01-02
Aprovado 2017-02-20
Publicado 2017-03-27