ASJA VERDE: Intervenção Participativa de Educação Ambiental na ASJA – Associação dos Surdos de Jaú e Região

Autores

  • Tabita Teixeira Instituto Pró-Terra e Associação dos Surdos de Jaú e Região - ASJA
  • Adauto Caramano Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Associação dos Surdos de Jaú e Região

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2361

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Surdos, Libras, Sustentabilidade

Resumo

O projeto ASJA VERDE trata de uma intervenção participativa de Educação Ambiental realizado em 2015 em conjunto com o Instituto Pró-Terra e a Associação dos Surdos de Jaú e Região (ASJA), ambos localizados no Município de Jaú/SP. Os objetivos deste projeto foram promover a sensibilização e conscientização socioambiental dos participantes surdos, trabalhar com a subjetividade da pessoa surda regional e promover a sustentabilidade da ASJA. Para a sua realização, foi utilizada como metodologia a Pesquisa-ação e a Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução durante as ações programadas. Foram realizados 14 encontros em três oficinas, criando ao final o “Plano de Sustentabilidade da ASJA”.

Biografia do Autor

  • Tabita Teixeira, Instituto Pró-Terra e Associação dos Surdos de Jaú e Região - ASJA
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PPG-PROFCIAMB) - USP Tecnóloga em Meio Ambiente e Recursos Hídrico – FATEC/JAHU Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade Diretora Cultural da ASJA
  • Adauto Caramano, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Associação dos Surdos de Jaú e Região
    Especialista em Tradução e Interpretação de Libras/Português Diretor da ASJA

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Publicado

29-09-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEIXEIRA, Tabita; CARAMANO, Adauto. ASJA VERDE: Intervenção Participativa de Educação Ambiental na ASJA – Associação dos Surdos de Jaú e Região. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 4, p. 219–239, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2361. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2361. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2016-11-22
Aprovado 2017-09-29
Publicado 2017-09-29