Percepção ambiental e análise de desenhos: prática em curso de extensão universitária

Autores

  • Felipe Alan Souza Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Leisitania Nery Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2358

Resumo

Percepção ambiental pode ser entendida como sendo uma tomada de consciência do ambiente pelo homem. A percepção está diretamente ligada às diferentes experiências vividas por cada indivíduo na sociedade, portanto a construção cultural presente nesta influência na maneira que o mesmo se vê e age na natureza. A atual relação homem e natureza, estratificada pela sociedade do consumo, que define a natureza como um recurso a ser apropriado pelos seres humanos é insustentável e irracional. A Educação Ambiental é uma práxis que permite de modo sistemático e sustentável racionalizar a relação homem e natureza. A presente pesquisa surge da inquietação do pesquisador, que propõe construir uma descrição metodológica para análise de desenhos. Desse modo, o presente artigo objetivou-se em descrever uma metodologia de análise de desenhos para compreender a percepção dos indivíduos e suas relações com o meio ambiente. Para tanto o mesmo entende percepção ambiental ligada à construção histórica da formação do indivíduo no seu caminhar social e essa percepção pode representar sobre a questão da relação do meio um aprender a proteger, valorizar e a cuidar. A metodologia da pesquisa adaptou o método de análise de conteúdo de Bardin (2006). O pesquisador criou categorias observando desenhos realizados em atividades de extensão Universitária ministrado por ele no ano de 2015, e as similaridades dos desenhos resultaram na elaboração de quatro categorias de análise de desenhos, são elas: Percepção Romântica, Percepção pessimista, Percepção de Dominação e a Percepção de Sustentabilidade. As categorias descritas são bastante didáticas e possibilita um diagnóstico rápido e rico aos profissionais que em sua jornada diária sonham ultrapassar os murros existentes no fazer Educação ambiental na escola, em sua comunidade, na região.

Biografia do Autor

  • Felipe Alan Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe
    Educação Ambiental, Percepção, Docente. Prática de ensino.

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTOS, Felipe Alan Souza; TEIXEIRA, Leisitania Nery. Percepção ambiental e análise de desenhos: prática em curso de extensão universitária. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 156–177, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2358. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2358. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2016-11-09
Aprovado 2017-04-24
Publicado 2017-06-30