A importância da sustentabilidade e da Educação Ambiental nas discussões sobre a problemática socioambiental da cidadania nas escolas públicas

Autores

  • Isabelle Pedreira Déjardin Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2336

Palavras-chave:

Problemática Socioambiental da Cidadania, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Meio Ambiente.

Resumo

Este artigo objetivou analisar a importância da sustentabilidade, da educação ambiental e do meio ambiente nas discussões sobre a problemática socioambiental da cidadania em escolas públicas. Foram consideradas as práticas de educação ambiental nos contextos escolares bem como uma análise geral dos princípios de cidadania e meio ambiente apresentados nos documentos oficiais. O texto inicia-se com um breve histórico sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na contemporaneidade. Por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica, foram destacados os principais elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos que compõem o cenário investigado.

Biografia do Autor

  • Isabelle Pedreira Déjardin, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
    Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (DMMDC/UFBA). Pós-doutoranda pelo mesmo programa.

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Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DÉJARDIN, Isabelle Pedreira. A importância da sustentabilidade e da Educação Ambiental nas discussões sobre a problemática socioambiental da cidadania nas escolas públicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 5, p. 67–88, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2336. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2336. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2016-04-13
Aprovado 2016-12-12
Publicado 2016-12-30