O jogo didático como instrumento para Educação Ambiental nas séries finais do Ensino Fundamental: proposta para trabalhar os temas Diversidade da Vida nos Ambientes e Diversidade dos Materiais

Autores

  • Alexandre de Faria Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2330

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Educação Ambiental, Ludicidade, Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo aponta a importância do uso de jogos como instrumento para Educação Ambiental na escola, de modo a despertar a consciência ecológica dos alunos, fazendo-os reconhecer a si próprios como parte integrante e responsável para a conservação e preservação do meio ambiente. Após a aplicação de um jogo didático, onde foram trabalhados os temas Diversidade da Vida nos Ambientes e Diversidade dos Materiais, o mesmo foi avaliado por alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados indicaram que eles compreenderam e se familiarizaram com questões e problemas ambientais, sendo estimulados a adquirir conhecimentos e adotar novas formas de conduta para proteger e melhorar o meio ambiente.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SILVA, Alexandre de Faria. O jogo didático como instrumento para Educação Ambiental nas séries finais do Ensino Fundamental: proposta para trabalhar os temas Diversidade da Vida nos Ambientes e Diversidade dos Materiais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 5, p. 167–183, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2330. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2330. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2016-04-12
Aprovado 2016-12-21
Publicado 2016-12-30