Os fóruns participativos como espaços para prática da ecocidadania

Autores

  • Anna Carolina Victorino Vicente Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
  • Juliano Borghi de Mendonça Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
  • Suzana Machado Padua Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
  • Maria das Graças de Souza Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SPÊ)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2319

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Indicadores, Transformação Local, Fóruns Participativos, Ecocidadania.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender quais caminhos uma educação ambiental crítica pode oferecer para a promoção da ecocidadania no município de Uruçuca-BA. Partimos do pressuposto de que para transformar uma realidade para melhor é fundamental compreendê-la e debatê-la entre os diversos atores que podem influenciá-la. Por isso investigamos a contribuição de indicadores de sustentabilidade municipais (informação qualificada e organizada) e de fóruns participativos (espaços de diálogo) para o engajamento, a mobilização e a transformação socioambiental local, e constatamos a importância da existência de instituições locais que tenham como objetivo promover a cidadania em prol de uma melhor qualidade de vida para o alcance desses objetivos.

Biografia do Autor

  • Anna Carolina Victorino Vicente, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
    Mestranda
  • Juliano Borghi de Mendonça, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
    Mestrando
  • Suzana Machado Padua, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
    Doutora, Professora da ESCAS e Presidente do IPÊ
  • Maria das Graças de Souza, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SPÊ)
    Mestre, Coordenadora de Educação Ambiental do IPÊ

Downloads

Publicado

30-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VICENTE, Anna Carolina Victorino; MENDONÇA, Juliano Borghi de; PADUA, Suzana Machado; SOUZA, Maria das Graças de. Os fóruns participativos como espaços para prática da ecocidadania. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 43–53, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2319. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2319. Acesso em: 11 jul. 2025.
Recibido 2016-03-30
Aprovado 2016-04-15
Publicado 2016-06-30