Os fóruns participativos como espaços para prática da ecocidadania

Autores

  • Anna Carolina Victorino Vicente Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
  • Juliano Borghi de Mendonça Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
  • Suzana Machado Padua Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP
  • Maria das Graças de Souza Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SPÊ)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2319

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Indicadores, Transformação Local, Fóruns Participativos, Ecocidadania.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender quais caminhos uma educação ambiental crítica pode oferecer para a promoção da ecocidadania no município de Uruçuca-BA. Partimos do pressuposto de que para transformar uma realidade para melhor é fundamental compreendê-la e debatê-la entre os diversos atores que podem influenciá-la. Por isso investigamos a contribuição de indicadores de sustentabilidade municipais (informação qualificada e organizada) e de fóruns participativos (espaços de diálogo) para o engajamento, a mobilização e a transformação socioambiental local, e constatamos a importância da existência de instituições locais que tenham como objetivo promover a cidadania em prol de uma melhor qualidade de vida para o alcance desses objetivos.

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Biografia do Autor

Anna Carolina Victorino Vicente, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP

Mestranda

Juliano Borghi de Mendonça, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP

Mestrando

Suzana Machado Padua, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SP

Doutora, Professora da ESCAS e Presidente do IPÊ

Maria das Graças de Souza, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, Nazareth Paulista, SPÊ)

Mestre, Coordenadora de Educação Ambiental do IPÊ

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Vicente, A. C. V., Mendonça, J. B. de, Padua, S. M., & Souza, M. das G. de. (2016). Os fóruns participativos como espaços para prática da ecocidadania. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 43–53. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2319

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2016-03-30
Aceito em 2016-04-15
Publicado em 2016-06-30