Percepção ambiental de estudantes do ensino técnico federal em agropecuária e a contribuição da Educação Ambiental na formação profissional

Autores

  • Adriana Melo Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA
  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Sorocaba, SP
  • Milton Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2315

Palavras-chave:

Compreensão Ambiental, Ensino agrícola, IFBAIANO, Ambiente

Resumo

Este estudo objetivou analisar a percepção ambiental dos estudantes do ensino técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano em relação à educação ambiental e a sua importância para a formação profissional. O estudo evidenciou que há um entendimento sobre a dinâmica da interação homem e natureza e os desdobramentos econômicos e sociais deste processo, mas é preciso despertar um olhar sistêmico capaz de evidenciar a inter-relação meio ambiente e setor agropecuário, visando mitigar os danos ambientais oriundo de tais práticas e estimular a mudança de atitude frente à problemática ambiental.

Biografia do Autor

  • Adriana Melo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Olga Meetig (2005), em Gestão Ambiental voltada para Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR (2009), em Educação a Distancia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2012) e em Gestão e Docência em Educação a Distancia- USFC/IFMG (2013), graduada em Turismo pela Faculdade Visconde de Cairu (2004). Atualmente é professora titular do quadro permanente do Instituto Federal da Bahia - Campus Valença.
  • Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Sorocaba, SP
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), graduado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Atualmente é doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Milton Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Sul da Bahia
    Possui graduação em Eng. Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), Especialização em Desenvolvimento e Gestão Ambiental (Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit, GTZ, Alemanha, 1992), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Entre nov.1980 / dez.. 1989, Extensionista Rural na CEPLAC-AMAZÔNIA(Ro). No intervalo de jan. 1990-set. 1998 Pesquisador na CEPLAC-CEPEC-DIV. SOCIOECONOMIA(Ba).Entre agosto de 1990- julho de 2014 foi Pró Reitor de Extensão, Assessor chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Universidade Estadual de Santa Cruz e professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Rede PRODEMA (Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Desde agosto de 2014 Prof. adjunto concursado na UFSB(UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA) . Assessor de Empreendedorismo Social e Econômico da Progeac (PRO REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA da UFSB).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Critica, Avaliação de Políticas Públicas, Cartografias e Gerenciamento de conflitos socioambientais, nos Processos de Produção de Subjetividades e Inovação Tecnológica.

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepção ambiental de estudantes do ensino técnico federal em agropecuária e a contribuição da Educação Ambiental na formação profissional. (2017). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 136-155. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2315