Educação Ambiental: Estudo de caso em dois Colégios Estaduais da cidade de Sarandi (PR)

Autores

  • Ana Carla Fernandes Gasques Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Cristhiane Michiko Passos Okawa Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Jordana Dorca dos Santos Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão PR
  • Elisabet Gabrieli Fernandes Gasques
  • Francielle Delabio Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2304

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental.

Resumo

A educação ambiental surgiu por meio de uma sugestão de solução para as necessidades que não estavam sendo satisfatórias por completo pela educação formal. A partir do exposto, o presente artigo tem por objetivo geral realizar um estudo acerca da prática de ações de educação ambiental em dois colégios estaduais na cidade de Sarandi-PR. Para tal a metodologia foi desenvolvida a partir de pesquisa exploratória, bem como um estudo de caso em dois colégios estaduais por meio de questionários. Através de questionários elaborados para alunos e professores com perguntas direcionadas à aplicação da Educação Ambiental nas escolas estaduais, foi possível verificar que, mesmo sendo um tema abordado pelos professores durante quase todo o ano letivo, ainda falta o aperfeiçoamento e capacitação por parte dos professores a fim de auxiliar e aprimorar a aplicação da Educação Ambiental. Por fim, é importante considerar que a EA não deve ser desenvolvida apenas com a finalidade de aumentar conteúdo na grade curricular, mas sim, dando um enfoque no conhecimento crítico, despertando nos alunos uma sensibilização à transformação social e preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Fernandes Gasques, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Professora colaboradora do departamento de Engenharia de Produção da UEM. Mestre em Engenharia Urbana, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho.

Cristhiane Michiko Passos Okawa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2009).

Jordana Dorca dos Santos, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão PR

Professora Colaboradora do Colegiado de Engenharia de Produçao Agroindustrial da Unespar. Mestre em Engenharia Química. Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho.

Elisabet Gabrieli Fernandes Gasques

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR

Francielle Delabio, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Tecnóloga ambiental, especialista em gestão ambiental, mestre em engenharia urbana, membro do corpo docente da Especialização em planejamento e projetos ambientais da Faculdade Cidade Verde.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Gasques, A. C. F., Okawa, C. M. P., Santos, J. D. dos, Gasques, E. G. F., & Delabio, F. (2016). Educação Ambiental: Estudo de caso em dois Colégios Estaduais da cidade de Sarandi (PR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(5), 123–138. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2304

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2016-03-19
Aceito: 2016-12-05
Publicado: 2016-12-30