Educação Ambiental: Estudo de caso em dois Colégios Estaduais da cidade de Sarandi (PR)

Autores

  • Ana Carla Fernandes Gasques Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Cristhiane Michiko Passos Okawa Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Jordana Dorca dos Santos Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão PR
  • Elisabet Gabrieli Fernandes Gasques
  • Francielle Delabio Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2304

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental.

Resumo

A educação ambiental surgiu por meio de uma sugestão de solução para as necessidades que não estavam sendo satisfatórias por completo pela educação formal. A partir do exposto, o presente artigo tem por objetivo geral realizar um estudo acerca da prática de ações de educação ambiental em dois colégios estaduais na cidade de Sarandi-PR. Para tal a metodologia foi desenvolvida a partir de pesquisa exploratória, bem como um estudo de caso em dois colégios estaduais por meio de questionários. Através de questionários elaborados para alunos e professores com perguntas direcionadas à aplicação da Educação Ambiental nas escolas estaduais, foi possível verificar que, mesmo sendo um tema abordado pelos professores durante quase todo o ano letivo, ainda falta o aperfeiçoamento e capacitação por parte dos professores a fim de auxiliar e aprimorar a aplicação da Educação Ambiental. Por fim, é importante considerar que a EA não deve ser desenvolvida apenas com a finalidade de aumentar conteúdo na grade curricular, mas sim, dando um enfoque no conhecimento crítico, despertando nos alunos uma sensibilização à transformação social e preservação ambiental.

Biografia do Autor

  • Ana Carla Fernandes Gasques, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
    Professora colaboradora do departamento de Engenharia de Produção da UEM. Mestre em Engenharia Urbana, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho.
  • Cristhiane Michiko Passos Okawa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
    Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2009).
  • Jordana Dorca dos Santos, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão PR
    Professora Colaboradora do Colegiado de Engenharia de Produçao Agroindustrial da Unespar. Mestre em Engenharia Química. Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho.
  • Elisabet Gabrieli Fernandes Gasques
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR
  • Francielle Delabio, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
    Tecnóloga ambiental, especialista em gestão ambiental, mestre em engenharia urbana, membro do corpo docente da Especialização em planejamento e projetos ambientais da Faculdade Cidade Verde.

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Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GASQUES, Ana Carla Fernandes; OKAWA, Cristhiane Michiko Passos; SANTOS, Jordana Dorca dos; GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes; DELABIO, Francielle. Educação Ambiental: Estudo de caso em dois Colégios Estaduais da cidade de Sarandi (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 5, p. 123–138, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2304. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2304. Acesso em: 16 dez. 2025.
Recebido 2016-03-19
Aprovado 2016-12-05
Publicado 2016-12-30