PIBID em uma escola do campo: uma proposta de Educação Ambiental para trabalhar problemas referentes às doenças de veiculação hídrica

Autores

  • Silvana do Nascimento Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcela Silva Brandão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cristina de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Neila Carla Barreto Peixoto Centro Educacional Leur Lomanto - CELL

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2303

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Doenças.

Resumo

com o objetivo de possibilitar a problematização contextualizada sobre doenças de veiculação hídrica no contexto local, bolsistas do subprojeto interdisciplinar de Educação Ambiental do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) realizaram, em uma escola do campo, uma experiência que consistiu no desenvolvimento de ações relacionadas aos problemas socioambientais vinculados à forma como a comunidade trata a água. As ações foram desenvolvidas em etapas, a última das quais discutiu com os alunos o estudo do ciclo das doenças de veiculação hídrica. As discussões conduziram os educandos à identificação de fatores contribuintes para o estado de degradação dos corpos hídricos na comunidade, proporcionando aos atores sociais a construção de uma visão crítica.

Biografia do Autor

  • Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Departamento de Ciências Biológicas. Área de Educação. Laboratório de Ensino de Biologia. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.
  • Marcela Silva Brandão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Licenciada em Ciências Biológicas. Ex-bolsista do Pibid.
  • Cristina de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Bolsistas do PIBID. Licencianda em Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SILVA, Silvana do Nascimento; BRANDÃO, Marcela Silva; SANTOS, Cristina de Jesus; PEIXOTO, Neila Carla Barreto. PIBID em uma escola do campo: uma proposta de Educação Ambiental para trabalhar problemas referentes às doenças de veiculação hídrica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 227–239, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2303. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2303. Acesso em: 7 dez. 2025.
Recebido 2016-03-17
Aprovado 2018-02-19
Publicado 2018-03-30