PIBID em uma escola do campo: uma proposta de Educação Ambiental para trabalhar problemas referentes às doenças de veiculação hídrica

Autores

  • Silvana do Nascimento Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcela Silva Brandão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cristina de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Neila Carla Barreto Peixoto Centro Educacional Leur Lomanto - CELL

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2303

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Doenças.

Resumo

com o objetivo de possibilitar a problematização contextualizada sobre doenças de veiculação hídrica no contexto local, bolsistas do subprojeto interdisciplinar de Educação Ambiental do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) realizaram, em uma escola do campo, uma experiência que consistiu no desenvolvimento de ações relacionadas aos problemas socioambientais vinculados à forma como a comunidade trata a água. As ações foram desenvolvidas em etapas, a última das quais discutiu com os alunos o estudo do ciclo das doenças de veiculação hídrica. As discussões conduziram os educandos à identificação de fatores contribuintes para o estado de degradação dos corpos hídricos na comunidade, proporcionando aos atores sociais a construção de uma visão crítica.

Biografia do Autor

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas. Área de Educação. Laboratório de Ensino de Biologia. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.

Marcela Silva Brandão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas. Ex-bolsista do Pibid.

Cristina de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bolsistas do PIBID. Licencianda em Ciências Biológicas.

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

Silva, S. do N., Brandão, M. S., Santos, C. de J., & Peixoto, N. C. B. (2018). PIBID em uma escola do campo: uma proposta de Educação Ambiental para trabalhar problemas referentes às doenças de veiculação hídrica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 227–239. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2303

Edição

Seção

Relatos de Experiências
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