Escavando saberes: a análise arqueológica como estratégia para uma Educação Ambiental pós-moderna

Autores

  • Adalberto Ferdnando Inocêncio Universidade Estadual de Londrina
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2300

Palavras-chave:

Método Arqueológico. Crise Ambiental. Discursos.

Resumo

O presente artigo visa trazer um recorte analítico que compôs uma dissertação de mestrado que consistiu em uma investigação dos discursos anunciados por professores do município de Maringá-PR a respeito de EA e alguns de seus desdobramentos. Para isso, contou, no âmbito metodológico, com a entrevista estruturada. Os focos apresentados são analisados com base nas teorizações do filósofo francês Michel Foucault, mais precisamente considerando seu primeiro domínio – o arqueológico. Nota-se a prevalência de direcionamentos de discursos que se forjaram na modernidade, sendo que, quando confrontados pela crise ambiental contemporânea tais discursos se imiscuem em posicionamentos políticos não nítidos.

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Publicado

29-09-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INOCÊNCIO, Adalberto Ferdnando; SALVI, Rosana Figueiredo. Escavando saberes: a análise arqueológica como estratégia para uma Educação Ambiental pós-moderna. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 4, p. 165–179, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2300. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2300. Acesso em: 20 jun. 2025.
Recibido 2016-03-15
Aprovado 2017-09-04
Publicado 2017-09-29