Educação Ambiental por meio da reutilização de resíduos e construção de jogos

Authors

  • Larissa Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2299

Abstract

A educação ambiental coloca em relevo o papel dos sujeitos no enfrentamento dos problemas ambientais contemporâneos, em especial, em relação à produção de resíduos sólidos decorrentes de modos de vida baseados no consumo desenfreado. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram propostas ideias e práticas para potencializar o debate e a reflexão sobre a necessidade de um consumo consciente, bem como do descarte e reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados. Tais práticas aconteceram em escolas públicas através de jogos tradicionais cujos resultados foram além da materialidade dos objetos elaborados.

Author Biographies

  • Larissa Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Aluna do mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL).
    Professora do Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Published

2017-06-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

OLIVEIRA, Larissa Alves de; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Educação Ambiental por meio da reutilização de resíduos e construção de jogos. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 127–135, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2299. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2299. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2016-03-12
Accepted 2017-05-23
Published 2017-06-30