A importância do processo de formação de educadores ambientais na efetividade do Programa Nacional de Escolas Sustentáveis (PNES)

Autores

  • Daniela Botti Dias Bastos Universidade Federal de São Carlos
  • Andrea Rabinovici Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2294

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis, Formação, Políticas Públicas,

Resumo

O Artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado e objetiva evidenciar como a formação continuada de professores, articulada à formação de outros integrantes da comunidade escolar e local, pode potencializar a melhoria da prática pedagógica na implantação da Educação Ambiental formal dentro do programa Escolas Sustentáveis. Para tanto terá uma breve contextualização sobre Educação Ambiental (EA) e formação e sobre o histórico, as diretrizes propostas e ações que norteiam o Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Botti Dias Bastos, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Sustentabilidade em Gestão Ambiental pela UFSCAR - Sorocaba - SP. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2001). Atualmente é Bióloga na Apuama Ambiental, onde desenvolve trabalhos de licenciamentos, como LP, LI e LO, Licenciamento de Supressão vegetal, monitoramentos e resgates de fauna e flora, monitoramentos, resgates, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, diagnóstico de meio biótico para elaboração de EIA-RIMA (meio biótico), coordenação geral de equipe de EIA/RIMA, elaboração e implantação de PCA/PBA, realização de visitas técnicas e orientação a clientes, intervenções em área de proteção permanente, vistorias técnicas, emissões de autorização, termo de recuperação ambiental, termo de averbação para lote, implantação e manutenção de coleta seletiva, central de resíduos, aterro controlado, caixa separadora de água e óleo, implantação e manutenção de viveiro de mudas nativas, implantação de fossa séptica entre outras atividades. Atua voluntariamente como Diretora de Projetos da ONG Pangéia desde 2009. Educadora Ambiental na Eco Posada Canaã da Serra ( Natividade da Serra - SP), atuando na interface das áreas de educação, meio ambiente e turismo, com temas variados tais como Educação Ambiental, Organizações Não Governamentais, turismo de base comunitária, populações tradicionais, áreas protegidas, inclusão social, bioconstrução e permacultura. E-mail: danielabastosconsultoria@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Como Citar

Bastos, D. B. D., & Rabinovici, A. (2016). A importância do processo de formação de educadores ambientais na efetividade do Programa Nacional de Escolas Sustentáveis (PNES). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 42–59. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2294

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2016-03-07
Aceito: 2016-08-31
Publicado: 2016-09-30