Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) como espaço privilegiado para a Educação Ambiental

Authors

  • Keili Luci Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2292

Keywords:

ARIE. Educação ambiental. Escolas.

Abstract

A educação ambiental é o foco principal deste trabalho com o objetivo de evidenciar a mobilização de gestores para as ações e contato com a natureza relacionando uma ARIE- Área de Relevante Interesse Ecológico, localizada em Santa Helena – Oeste do Paraná, com instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Buscou-se destacar as percepções das escolas sobre a unidade de conservação municipal, no tocante a educação ambiental. O instrumento de pesquisa baseou-se em formulários aplicados aos gestores escolares definindo-se como um estudo de caso qualitativo. Os resultados parciais denotam que a Educação Ambiental nas escolas se dá unicamente através de projetos esporádicos. Também constatou que inexiste uma motivação para o uso e otimização da ARIE na relação conteúdo e práticas ambientais na Educação Ambiental nas escolas pesquisadas.

Author Biography

  • Keili Luci Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR
    PEDAGOGA, PSICOPEDAGOGA, ADMINISTRADORA, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA NA FASUL - FACULDADE SUL BRASIL. TRABALHA NAS AREAS DE PSICOPEDAGOGIA, DIDATICA, GESTAO ESCOLAR, AVALIACAO DA APRENDIZAGEM.

Published

2017-09-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ROCHA, Keili Luci; AHLERT, Alvori; CARNIATTO, Irene. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) como espaço privilegiado para a Educação Ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 10–24, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2292. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2292. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2016-03-02
Accepted 2017-07-31
Published 2017-09-29