A Educação Ambiental em periódicos brasileiros de ensino de física

Autores

  • Patrik Sudário Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
  • Caroline Lourenço Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2275

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Física, Mapeamento.

Resumo

Nesta pesquisa, foi estudada a relevância dada à Educação Ambiental em revistas de ensino de física. Realizou-se um mapeamento, do período do ano de 2000 até 2014, analisando dois periódicos – a Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física –, e quantificados quantos artigos eram pertinentes ao tema; bem como feita uma análise qualitativa explorando ano de publicação, titulação de seus autores, foco temático, metodologias empregadas e referencial teórico. Apenas 0,52% das publicações do período tratavam da temática em questão, evidenciando acentuada lacuna existente nestas revistas, no que se refere à Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Patrik Sudário, Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
    Acadêmico do curso de licenciatura em física
  • Ivan Fortunato, Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
    Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Líder do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA) e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga.
  • Caroline Lourenço, Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
    Acadêmico do curso de licenciatura em física

Downloads

Publicado

30-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SUDÁRIO, Patrik; FORTUNATO, Ivan; LOURENÇO, Caroline. A Educação Ambiental em periódicos brasileiros de ensino de física. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 127–138, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2275. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2275. Acesso em: 18 jul. 2025.
Recibido 2016-01-28
Aprovado 2016-06-08
Publicado 2016-06-30