A Educação Ambiental em periódicos brasileiros de ensino de física

Autores

  • Patrik Sudário Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP
  • Caroline Lourenço Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2275

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Física, Mapeamento.

Resumo

Nesta pesquisa, foi estudada a relevância dada à Educação Ambiental em revistas de ensino de física. Realizou-se um mapeamento, do período do ano de 2000 até 2014, analisando dois periódicos – a Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física –, e quantificados quantos artigos eram pertinentes ao tema; bem como feita uma análise qualitativa explorando ano de publicação, titulação de seus autores, foco temático, metodologias empregadas e referencial teórico. Apenas 0,52% das publicações do período tratavam da temática em questão, evidenciando acentuada lacuna existente nestas revistas, no que se refere à Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrik Sudário, Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP

Acadêmico do curso de licenciatura em física

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Líder do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA) e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga.

Caroline Lourenço, Instituto Federal de Sao Paulo, Itapetininga, SP

Acadêmico do curso de licenciatura em física

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Sudário, P., Fortunato, I., & Lourenço, C. (2016). A Educação Ambiental em periódicos brasileiros de ensino de física. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 127–138. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2275

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2016-01-28
Aceito em 2016-06-08
Publicado em 2016-06-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)