A Educação Ambiental com potencial para o gerenciamento dos resíduos sólidos escolares: o caso da EMEF Boa saúde, Novo Hamburgo (RS)

Autores

  • Vanessa Schweitzer dos Santos Universidade Feevale, Porto Alegre, RS
  • Jairo Lizandro Schmitt Universidade Feevale, Porto Alegre, RS
  • Melissa Dietrich da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Faroupilha, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2272

Palavras-chave:

Escola, Sustentabilidade, Espaço Educador Sustentável, Meio Ambiente, Reciclagem.

Resumo

O gerenciamento dos resíduos sólidos (RS) é um desafio para a sustentabilidade. Ações da coletividade são importantes, porém a atuação individual é necessária para superar os desafios. A Educação Ambiental (EA) insere-se neste contexto, instruindo e sensibilizando os indivíduos. Não deve, no entanto, resumir-se à apresentação da problemática aos educandos, conscientizando sem uma vivência efetiva. A EMEF Boa Saúde (Novo Hamburgo - RS) mantém desde 2010 o Projeto Reciclagem para gerenciamento dos seus RS. Observa-se que a adesão da comunidade e dos educandos tem aumentado, tornando a proposta uma eficiente ferramenta de EA, que contribui para a solução de problemas ambientais locais da comunidade.

Biografia do Autor

  • Vanessa Schweitzer dos Santos, Universidade Feevale, Porto Alegre, RS
    Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Engenharia Civil/Gerenciamento de Resíduos. Atualmente é doutoranda em Qualidade Ambiental, na Universidade Feevale.
  • Jairo Lizandro Schmitt, Universidade Feevale, Porto Alegre, RS
    Universidade Feevale, Porto Alegre, RS
  • Melissa Dietrich da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Faroupilha, RS
    Tecnóloga em Polímeros. Mestre em Qualidade Ambiental. Atualmente é doutoranda em Qualidade Ambiental, na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTOS, Vanessa Schweitzer dos; SCHMITT, Jairo Lizandro; ROSA, Melissa Dietrich da. A Educação Ambiental com potencial para o gerenciamento dos resíduos sólidos escolares: o caso da EMEF Boa saúde, Novo Hamburgo (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 5, p. 53–66, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2272. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2272. Acesso em: 15 dez. 2025.
Recebido 2016-01-27
Aprovado 2016-12-07
Publicado 2016-12-30