Bioética Ambiental e Educação Ambiental: levantando a reflexão a partir da percepção

Autores

  • Marta Luciane Fischer Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Lays Cherobim Parolin Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual Paulista e Embrapa Florestas
  • Thalita Bastida Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Flávia Roberta Amend Garbado Colégio Positivo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2271

Palavras-chave:

Antropocentrismo, Biocentrismo, Morretes, Unidade de Conservação

Resumo

A bioética ambiental visa despertar compreensão do certo e errado enquanto condutas ambientais, cuja informação e sensibilização são insuficientes, sendo necessário reeducar. Objetivou-se avaliar a percepção ambiental de população vizinha à Unidades de Conservação, em Morretes, Paraná. Os entrevistados evidenciaram percepção positiva das áreas verdes, sendo a possibilidade de exploração ecoturística e visão antropocêntrica mais evidente na área rural, enquanto na urbana predominou a ética biocêntrica; perceberam pouca degradação ambiental e relacionaram os animais silvestres à sua função ecológica, indicando poucos malefícios, atribuindo sujeira aos mamíferos e transmissão de doenças aos insetos. A análise da percepção ambiental possibilita compreender a relação homem/natureza e subsidiar desenvolvimento de projetos e ações em conservação através da educação ambiental e de princípios da bioética ambiental.

Biografia do Autor

  • Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Bióloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná; Professora titular do curso de Ciências Biológicas, docente do Programa de Mestrado em Bioética, Coordenadora do CEUA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Lays Cherobim Parolin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual Paulista e Embrapa Florestas
    Bióloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental também pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre e doutoranda em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista; Estagiária de pós-graduação da Embrapa Florestas
  • Thalita Bastida Vieira, Universidade Federal do Paraná
    Bióloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental também pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestranda em Ciências Biológicas ênfase em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná.
  • Flávia Roberta Amend Garbado, Colégio Positivo
    Bióloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Mestre pelo do Programa de Mestrado em Bioética Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora no Colégio Positivo.

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Publicado

31-03-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FISCHER, Marta Luciane; CHEROBIM PAROLIN, Lays; BASTIDA VIEIRA, Thalita; AMEND GARBADO, Flávia Roberta. Bioética Ambiental e Educação Ambiental: levantando a reflexão a partir da percepção. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 58–84, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2271. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2271. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2016-01-21
Aprovado 2016-12-29
Publicado 2017-03-31