Concepção Ambiental na Educação Básica: subsídios para estratégias de Educação Ambiental

Autores

  • Cláudio Sérgio Estevam Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, MG
  • Marília Carla de Mello Gaia Universidade Federal de Santa Catarina, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2265

Palavras-chave:

Transversalidade, Percepção Ambiental, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho analisa as concepções de Ambiente e Educação Ambiental de estudantes da Educação Básica, com vistas a possibilitar intervenções de um projeto de extensão voltado para Educação Ambiental a partir do contexto dos sujeitos envolvidos. Teve com objeto de estudo 31 alunos e duas professoras de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte. Foi realizada uma sondagem diagnóstica, para posterior análise e categorização das concepções encontradas. Tal fato possibilitou o planejamento de ações que resultaram em palestra, trilha ecológica, informações e discussões em sala verde de forma contextualizada. O estudo permitiu inferir que o conhecimento prévio das concepções ambientais do público alvo, possibilita a elaboração de estratégias contextualizadas de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Cláudio Sérgio Estevam, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, MG

Licenciado em Ciências Biológicas, mestrando em Ensino de Ciências

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Publicado

31-03-2017

Como Citar

Estevam, C. S., & Gaia, M. C. de M. (2017). Concepção Ambiental na Educação Básica: subsídios para estratégias de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(1), 195–208. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2265

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2016-01-09
Aceito: 2017-03-27
Publicado: 2017-03-31