Desafios e perspectivas das ações educativo-ambientais na educação infantil

Autores

  • Daniela Gureski Rodrigues Prefeitura Municipal de Curitiba e cursa Pós graduação em Educação Infantil na Uninter
  • Vanessa Marion Andreoli Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2247

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, Interdisciplinaridade.

Resumo

Sabe-se que a Educação Ambiental deveria fazer-se presente em todos os níveis de ensino, inclusive na Educação Infantil. Desta maneira, o presente artigo, buscou responder a seguinte questão: Como desenvolver práticas educativo-ambientais em um Centro Municipal de Educação Infantil em Curitiba/Paraná, a partir de ações interdisciplinares? Para tanto, procurou-se identificar a percepção que os profissionais possuem sobre o trabalho com a EA e a interdisciplinaridade; buscando sensibilizar os profissionais e promover práticas de EA, através da interdisciplinaridade. Para a realização fez-se o uso da abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a entrevista e a pesquisa-ação. Sendo assim, destaca-se a necessidade de uma formação mais abrangente dessas profissionais para que sejam repertoriadas para trabalhar com tal temática.

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Biografia do Autor

Daniela Gureski Rodrigues, Prefeitura Municipal de Curitiba e cursa Pós graduação em Educação Infantil na Uninter

Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Atualmente é educadora da Prefeitura Municipal de Curitiba e cursa Pós graduação em Educação Infantil na Uninter. Atua como tutora presencial pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Especialização de Gestão pública municipal. atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade, educação infantil, paradigmas, educação e diferentes linguagens.

Vanessa Marion Andreoli, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral), do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. DOUTORANDA em Educação pela UFPR (Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino - 2016). Possui MESTRADO em Sociologia pela UFPR (Linha de pesquisa Ruralidades, Meio ambiente e Desenvolvimento - 2007), ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2005) e GRADUAÇÃO em Pedagogia pela UFPR (2004). Atualmente é membro da equipe internacional do Projeto Resclima (Representações sociais sobre as mudanças climáticas), em parceria entre a Universidade de Santiago de Compostela e a UFPR, financiado pela Fundação Araucária e do Grupo de Pesquisa Ambiente, Sociedade e Educação (UFPR). Colaboradora do Projeto de extensão Observatório da Educação do Campo do Litoral do Paraná e Vale do Ribeira (UFPR Litoral). É também professora orientadora do curso de Especialização Educação ambiental em espaços educadores sustentáveis (UFPR Litoral). Possui experiência em pesquisa e docência na área da Educação e de Meio Ambiente, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação docente, educação do campo, unidades de conservação ambiental. Atuou como supervisora de estágios de cursos de Pedagogia e Licenciaturas e foi coordenadora de cursos de Graduação. Atuou também como professora da educação básica na Rede Municipal de Curitiba e de cursos de EAD, assim como na elaboração de materiais didáticos em diferentes áreas. Foi Conselheira Municipal de Educação Curitiba por

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Publicado

30-09-2016

Como Citar

Rodrigues, D. G., & Andreoli, V. M. (2016). Desafios e perspectivas das ações educativo-ambientais na educação infantil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 130–148. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2247

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-12-09
Aceito: 2016-09-08
Publicado: 2016-09-30

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