Etnobotânica como subsídio para a Educação Ambiental nas aulas de ciências

Autores

  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC
  • Cintia Pereira Instituto Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2236

Palavras-chave:

Educação Básica, Plantas Medicinais, Conhecimento Local, Teoria da Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente estudo objetivou investigar o conhecimento etnobotânico dos alunos e familiares de duas escolas do município de Araranguá (SC), como subsídio para a educação ambiental nas aulas de Ciências. Os dados foram coletados em 2014/1 por meio de um questionário para 41 alunos do 7o ano do ensino fundamental e familiares, sobre o uso e conhecimento de plantas medicinais. Após, foi realizada a prática de educação ambiental nas aulas de Ciências a partir do conhecimento local. Os participantes possuem conhecimento relativo sobre plantas medicinais, transmitidos pelos familiares, sendo que a maioria das plantas é oriunda do quintal. As plantas medicinais favoreceram as práticas de Educação Ambiental.

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Publicado

30-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Samuel; PEREIRA, Cintia. Etnobotânica como subsídio para a Educação Ambiental nas aulas de ciências. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 279–298, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2236. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2236. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-11-24
Aprovado 2016-06-19
Publicado 2016-06-30