A utilização de vídeo e trilha como instrumentos de educomunicação na APA da UFAM

Autores

  • João Felipe Omena Raposo da Câmara Universidade Federal do Amazonas
  • Vilma Terezinha de Araújo Lima Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2230

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Educomunicação.

Resumo

A presente pesquisa avaliou a eficácia do vídeo educativo e da trilha interpretativa como instrumentos de educomunicação. O pano de fundo dos instrumentos foi a floresta da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa foi aplicada com estudantes da própria Ufam e da Escola Estadual Sólon de Lucena. A comparação dos resultados de questionários aplicados antes e depois das atividades, bem como o comportamento e as reações dos alunos durante a pesquisa indicaram que o vídeo é mais eficaz na fixação dos conteúdos, enquanto, a trilha foi mais eficaz para sensibilizar os estudantes quanto à necessidade de conservação das áreas florestais. Portanto, constatou-se que o ideal é a utilização de ambos instrumentos em conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Felipe Omena Raposo da Câmara, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Especialista em Gestão Ambiental. Graduado em Relações Públicas.

Vilma Terezinha de Araújo Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Professora do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas, colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas em Manaus e do Curso de Mestrado Profissional Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia- INPA. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro (2010). Tem experiência na área de Geografia Humana e Geografia Cultural, Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, meio ambiente, comunidades, turismo e unidades de conservação, práticas de ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Raposo da Câmara, J. F. O., & de Araújo Lima, V. T. (2017). A utilização de vídeo e trilha como instrumentos de educomunicação na APA da UFAM. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 79–95. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2230

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-11-20
Aceito: 2017-04-01
Publicado: 2017-06-30

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.