Percepção ambiental: consciência e atitude em escolas do ensino fundamental do município de Jaboticabal (SP)

Autores

  • Baltasar Fernandes Garcia Filho UFSCar, campus Sorocaba.
  • Ismail Barra Nova Melo UFSCar-Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-5177-4151
  • Silvio César Moral Marques UFSCar, campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2226

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Consciência, Atitude.

Resumo

A relação entre homem e ambiente se manifesta através dos seus sentidos e da sua cultura. A experiência humana é o inicio para compreender o ambiente. Durante um tempo de convivência em um determinado espaço as pessoas tomam conhecimento dos objetos que estão ao entorno e atribuem valores de acordo com suas necessidades e interesses. A percepção ambiental desenvolve uma consciência e no decorrer desse processo novas situações são percebidas. Vários processos perceptivos resultam em atitudes controladas pela cultura. Diante disso, surgem as questões: qual a importância dos rios e das matas para alunos que vivem em espaços diferentes e qual ou quais atitudes são realizadas para melhorar o ambiente onde vivem? Nosso interesse foi identificar como alunos de duas escolas públicas do município de Jaboticabal-SP percebem a interação entre o ambiente rural e urbano e quais ações são feitas frente aos problemas ambientais. O artigo se procedeu pela aplicação de um questionário aos alunos e o referencial teórico concernente ao tema. Os resultados nos mostraram que um grupo de alunos tem percepções diferentes, mesmo que no seu entorno o ambiente natural esteja mais próximo. Prevaleceu em ambos os sexos uma visão superficial do ambiente, onde a natureza é reconhecida pela sua estética. Outro ponto importante foram as respostas relacionadas às atitudes dos alunos, uma vez que a maioria das suas justificativas apontam os resíduos domiciliares o principal problema ambiental.

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Biografia do Autor

Baltasar Fernandes Garcia Filho, UFSCar, campus Sorocaba.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Educação São Luís (2006), Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização na área da Educação em Geografia e Ensino: Propostas Metodológicas (2008) e mestrando em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela UFScar/Sorocaba -SP. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal-SP), professor efetivo E.E. Profª. Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos (Jaboticabal- SP).

Ismail Barra Nova Melo, UFSCar-Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos do Departamento de Geografia Turismo e Humanidades. Professor do Programa de Pós-Graduação Sustentabilidade na Gestão Ambiental. Linha de pesquisa Conflitos Socioambientais. Possui pesquisas em resíduos sólidos, Atlas municipal e Educação Ambiental.

Silvio César Moral Marques, UFSCar, campus Sorocaba

Possui graduação em Administração (1993) e Filosofia (1996) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente com Filosofia da Educação, Filosofia da Biologia e Ética Aplicada à questões Ambientais e de Negócio.

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Publicado

30-09-2016

Como Citar

Garcia Filho, B. F., Melo, I. B. N., & Marques, S. C. M. (2016). Percepção ambiental: consciência e atitude em escolas do ensino fundamental do município de Jaboticabal (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 162–173. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2226

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-11-10
Aceito: 2016-09-08
Publicado: 2016-09-30

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