Chuva ácida: uma análise do conhecimento prévio dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio no município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) sobre o fenômeno

Autores

  • Leverson Ferreira Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Micaela Nicolite Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro
  • Roberta Almeida Cavichine Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2187

Palavras-chave:

Chuva Ácida, Educação Ambiental, Ensino Médio, Bom Jesus do Itabapoana (RJ).

Resumo

O fenômeno da chuva ácida é um problema ambiental que atinge muitos países do mundo com consequências para a saúde e o patrimônio público. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que o conhecimento da Biologia deva estabelecer a cidadania e o potencial dos estudantes como agentes transformadores da sociedade, além de subsidiar o julgamento sobre o desenvolvimento, os recursos naturais e a intervenção humana no meio ambiente. Os resultados apresentados neste estudo com cento e trinta educandos do 3º ano do Ensino Médio demonstraram que o fenômeno da chuva ácida é pouco compreendido pelos alunos e que as práticas podem ser ótimas ferramentas pedagógicas para elucidar essa questão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leverson Ferreira Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense

Biogeoquímica de águas continentais.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Como Citar

Chaves, L. F., Nicolite, M., & Cavichine, R. A. (2016). Chuva ácida: uma análise do conhecimento prévio dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio no município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) sobre o fenômeno. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 226–242. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2187

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-09-17
Aceito: 2016-09-26
Publicado: 2016-09-30