Environmental perception as a tool to predict pro-environmental actions

Authors

  • Mirlaine Rotoly de Freitas Universidade Federal de Lavras
  • Renato Luiz Grisi Macedo Universidade Federal de Lavras
  • Matheus Puggina de Freitas Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2129

Abstract

A percepção ambiental possui diferentes níveis de complexidade, os quais estão relacionados com o grau de ações pró-ambientais. As percepções ambientais podem ser obtidas de diversas maneiras, com ênfase particular, neste trabalho, em desenhos sobre meio ambiente e réguas de intensidade. Esses métodos podem ser aplicados em, por exemplo, estudantes e agricultores, com o intuito de compreender o seu estágio de concepção ambiental, bem como para prever a categoria de suas prováveis ações pró-ambientais. Práticas de ensino podem ser traçadas a partir desses resultados para tornar as ações pró-ambientais mais eficazes no curto, médio e longo prazo. O método é concisamente descrito neste trabalho e tem sido aplicado em alguns estudos de caso reportados pelos autores em outros meios de comunicação, com o objetivo de capturar a percepção ambiental, como uma ferramenta de previsão do grau de significância das ações pró-ambientais.

Author Biographies

  • Mirlaine Rotoly de Freitas, Universidade Federal de Lavras
    Bacharel e licenciada em Geografia pela UNESP - Rio Claro Mestre em Ciências Florestais pela UFLA Doutora em Ciências Florestais (Manejo Ambiental) pela UFLA Pós-doutoranda em Química pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, DQI-UFLA
  • Renato Luiz Grisi Macedo, Universidade Federal de Lavras
    Professor titular do Departamento de Ciências Florestais da UFLA
  • Matheus Puggina de Freitas, Universidade Federal de Lavras
    Professor associado do Departamento de Química da UFLA

Published

2016-03-31

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

FREITAS, Mirlaine Rotoly de; MACEDO, Renato Luiz Grisi; FREITAS, Matheus Puggina de. Environmental perception as a tool to predict pro-environmental actions. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 355–360, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2129. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2129. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-06-17
Accepted 2016-03-11
Published 2016-03-31