A educação como meio de transformação social: o Projeto Arquitetos do Saber

Autores

  • Tatiane Almeida Netto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Letícia Fátima de Azevedo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Bagé, RS
  • Letícia Paludo Vargas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2117

Palavras-chave:

Ações de Extensão, Educação Ambiental, Transformação.

Resumo

O presente estudo traz como temática as ações de educação ambiental desenvolvidas no Projeto Arquitetos do Saber, vinculado ao projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e financiado pelo edital Novos Talentos da Capes 2010. As ações do projeto se desenvolveram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Honorato de Souza Santos, em Cachoeira do Sul, RS, nos anos de 20112012, envolvendo estudantes na faixa etária de seis a doze anos, e teve como objetivo central a aproximação da escola básica ao ensino superior, proposta esta definida pelo edital da CAPES. Para isso, serão abordados os conceitos que vincularam as ações do projeto, como: a educação, a educomunicação e a agroecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Almeida Netto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Florestal , Bacharel e Licenciatura, Especialista em Geomática, Mestre em Extensão Rural, Doutoranda em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia e Geociências pela Universidade Federal de Santa Maria.

Letícia Fátima de Azevedo, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Bagé, RS

Bacharel e Licenciada em Zootecnia (UFSM), Mestre em Extensão Rural (PPGExR-UFSM) e Doutoranda em Extensão Rural (PPGExR-UFSM). Docente no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - Faculdades Ideau, Campus Bagé/RS.

Letícia Paludo Vargas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel e Licenciada em Zootecnia (UFSM), Mestre em Extensão Rural (PPGExR-UFSM) e Doutoranda em Extensão Rural (PPGExR-UFSM).

Clayton Hillig, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Netto, T. A., Azevedo, L. F. de, Vargas, L. P., & Hillig, C. (2017). A educação como meio de transformação social: o Projeto Arquitetos do Saber. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 23–33. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2117

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-06-02
Aceito: 2017-06-14
Publicado: 2017-06-30